Setor da Cultura se reúne e pede apoio para se manter

6 de julho de 2020 17:46

Por: Secom/Secult

Representantes dos setores cultura e esportiva se reuniram na última sexta-feira (3) com a Comissão de Cultura e Esportes da Câmara de Sorocaba para debater as dificuldades enfrentadas por artistas e atletas devido à pandemia do novo coronavírus, com a paralisação das atividades.

Em companhia do secretário da Cultura, João Paulo Miranda, os artistas foram pedir apoio para a concessão de auxílio à classe artística e cultural para fazer frente ao isolamento social, motivado pela pandemia. João Paulo também diz que o auxílio é uma prioridade, tendo em vista que o setor artístico e cultural foi um dos mais afetados pela quarentena. Entretanto, a Secretaria da Cultura (Secult) ainda depende da Regulamentação Federal para garantir o benefício.

“Nós fomos os primeiros atingidos e seremos os últimos a voltar a trabalhar, porque precisamos dessa aglomeração”, ressaltou o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Rodrigo Cintra Segundo disse, a luta da categoria foi iniciada em março, quando o Fundo Municipal de Cultura foi contingenciado para o combate à pandemia. Segundo Cintra, a única salvaguarda da classe artística seria o fundo, que é gerado pelos próprios artistas através das bilheterias, sendo prevista sua aplicação no fomento cultural.

Os artistas pediram celeridade na tramitação das propostas para que os recursos do fundo voltem para a cultura. Para isso, querem marcar uma reunião com a prefeita, Jaqueline Coutinho a fim de discutir o assunto, cobrando auxílio à categoria.

Os artistas foram recebidos pelos vereadores Renan Santos (PDT), Silvano Junior (Republicanos) e Marinho Marte (PP). Ainda participaram do encontro Marcelo Nascimento e Ricardo Devito, do Conselho Municipal, e a representante do Fórum Permanente de Culturas de Sorocaba, Tetê Braga.

21 de setembro de 2020 12:02