Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

15ª edição da “Primavera dos Museus” terá bate-papo e exibição de filme em Sorocaba

17 de setembro de 2021 9:39

Por: Mariana Campos


A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), preparou atividades especiais para a 15ª edição da “Primavera dos Museus” na cidade. A programação gratuita ocorrerá na próxima semana, nos dias 23 e 24 de setembro, com o bate-papo “Epidemias em Sorocaba”, com os historiadores João Paulo Dall’Ava e Rogério Lopes Pinheiro de Carvalho, e a exibição do filme “A invenção de Hugo Cabret” (2011), do diretor Martin Scorsese.

Iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o evento deste ano tem como tema “Museus: Perdas e Recomeços”, com o intuito de promover a reflexão sobre a função dos museus, tanto como guardiões da história, quanto como espaços individuais e coletivos de superação e de reinvenção, diante da Covid-19. Embora a pandemia ainda não tenha acabado, exige, desde já, a elaboração das perdas sofridas, como ponto de partida para um recomeço possível.


No dia 23 de setembro, às 14h, a Secretaria da Cultura realizará o bate-papo “Epidemias em Sorocaba”, com os historiadores João Paulo Dall’Ava e Rogério Lopes Pinheiro de Carvalho, no jardim do Museu Histórico Sorocabano (MHS), localizado anexo ao Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência. Para participar, os interessados já podem se inscrever pelo link: https://bit.ly/epidemiasemsorocaba. As vagas são limitadas.

Já, no dia 24, às 18h30, será exibido o filme “A invenção de Hugo Cabret”, no jardim do Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS), localizado no Jardim Maylasky, na Rua Álvaro Soares, 533, no Centro. Para participar, os interessados já podem se inscrever pelo link: https://bit.ly/ainvencaodehugocabret. As vagas são limitadas.

Importante ressaltar que todos os participantes devem seguir todos os protocolos sanitários preventivos à pandemia, com a utilização de máscara protetora, respeitando o distanciamento social e o uso de álcool em gel disponibilizado nos espaços.

A 15ª Primavera dos Museus será realizada em todo o Brasil, entre os dias 20 e 26 de setembro, com mais de 680 instituições inscritas, ultrapassando mais de 1.700 atividades em todo o país. Mais informações sobre a programação de Sorocaba podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3231-1026 ou pelo e-mail: mefs@sorocaba.sp.gov.br.

 


Saiba mais