Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

“1ª Cavalgada Solidária #AFOMENAOEFAKE!” arrecada mais de três toneladas de alimentos e resgata o Tropeirismo na cidade

18 de julho de 2021 17:20

Por: Secom


A Prefeitura de Sorocaba realizou, neste domingo (18), a “1ª Cavalgada Solidária #AFOMENAOEFAKE!”. O intuito principal foi a solidariedade, com a coleta de mais de três toneladas de alimentos para a campanha, que serão distribuídos para famílias em situação de vulnerabilidade social ou emergencial, em razão da pandemia. Além disso, o encontro se mostrou um importante movimento de resgate ao Tropeirismo, parte fundamental da história e da cultura do município.

A concentração dos participantes aconteceu a partir das 8h30 da manhã, no Clube União Recreativo Campestre. Perto de 2.000 cavalos integraram a tropa, que percorreu vários pontos da cidade, saindo do Clube União Recreativo Campestre e passando pela Av. Armando Pannunzio, Av. Gal. Carneiro, Praça 9 de Julho, Av. Eugênio Salerno, Av. Afonso Vergueiro, Marginal Dom Aguirre, Rua Padre Madureira, Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, com uma parada em frente ao Paço Municipal, onde estava montado o Palco Principal e houve uma apresentação da Orquestra de Viola “Zé Franco” e foi proferida a tradicional bênção, pelo Padre Evandro Luiz Zanardo Paulim, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, conhecido como o Padre do MasterChef, com a presença de várias autoridades.

Fizeram parte da cavalgada a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Sirlange Frate Maganhato; o deputado federal Herculano Passos; o controlador-geral do Município, João Alberto Corrêa Maia; os secretários municipais da Cidadania, Clayton Lustosa; da Comunicação, Fernanda Burattini; de Relações Institucionais e Metropolitanas, Luiz Henrique Galvão; da Cultura, Luiz Antônio Zamuner; do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Prieto Neto; da Saúde, Vinicius Rodrigues; Jurídica, Luciana Mendes; do Planejamento, Paulo Henrique Marcelo; além dos vereadores Cristiano Passos, Vitão do Cachorrão, Vinicius Aith, Luis Santos e Fábio Simoa. Depois, a tropa seguiu até a Av. Rudolf Dafferner, passando pela Marginal Dom Aguirre novamente e terminando no Parque das Águas, onde houve o encerramento.

A iniciativa foi coordenada pela Controladoria Geral do Município (CGM), com a participação das secretarias municipais da Cultura (Secult), Comunicação (Secom), Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), Serviços Públicos e Obras (Serpo), Cidadania (Secid), Saúde (SES) e Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim), além do apoio da Urbes – Trânsito e Transportes, do Saae/Sorocaba (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar (PM).

Participaram integrantes de comitivas, haras, chácaras e todos aqueles interessados em trazer os seus animais, que participaram da marcha. Houve, ainda, avaliação da Divisão de Zoonoses, para verificar se todos os cavalos estavam aptos a realizar o percurso, que transcorreu com sucesso. Também foi oferecida água para os animais e para as pessoas participantes, em vários pontos do trajeto, assim como foram cumpridos todo os protocolos sanitários preventivos à pandemia, tais como o uso de máscara e de álcool em gel, além do lembrete constante do distanciamento social por parte dos organizadores.

Os participantes, assim como o público, pode contribuir com a doação de alimentos para a campanha #AFOMENAOEFAKE! durante todo o trajeto. “O objetivo principal foi atingido, que é o auxílio às pessoas que estão passando por necessidade neste momento. Além disso, estamos resgatando a tradição do Tropeirismo, que é um traço forte da nossa história, além de resgatar também o orgulho de ser sorocabano. Com certeza, em breve, teremos uma segunda Cavalgada Solidária”, antecipou o prefeito Rodrigo Manga, que realizou todo o percurso sobre o cavalo, ao lado dos demais cavaleiros.

“Com esta ação, vamos conseguir ajudar ainda mais pessoas. Além disso, todo mundo que participou se emocionou, por estar de fato comprometido com a preservação da tradição tropeira, reconhecida em Sorocaba e que vamos poder deixar para as gerações futuras. A organização foi feita com muita responsabilidade e contou com o envolvimento de várias secretarias, apoiadores e parceiros”, completou o controlador-geral do Município, João Alberto Corrêa Maia.

Fotos: Adriana Massa, Thiago Delmonde e Eduardo Santinon – Secom/Divulgação

 


Saiba mais