Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

328 propostas de profissionais da área cultural receberão recursos da ação emergencial da Lei Aldir Blanc em Sorocaba

24 de novembro de 2021 14:56

Por: Mariana Campos



A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), divulgou, nesta terça-feira (23), a classificação final das inscrições da ação emergencial da Lei Aldir Blanc, no Jornal Município de Sorocaba, com a respectiva pontuação. Serão beneficiadas 328 propostas individuais de trabalhadores da Cultura residentes na cidade, com o valor de R$ 1.800, cada.


O objetivo da iniciativa é, além de promover o artista e a cultura local, também gerar renda para os profissionais do setor cultural residentes em Sorocaba, em atendimento ao Artigo 2º, Inciso III, da Lei Federal nº 14.017/2020, os quais foram duramente afetados no período da pandemia. O valor total do edital da Lei Aldir Blanc é de R$ 591.635,58.


Para o recebimento da ação emergencial, os proponentes selecionados deverão preencher, assinar e enviar o Termo de Recebimento da Ação Emergencial e o Termo de Compromisso de Contrapartida para o e-mail: secultaldirblanc21@gmail.com até este domingo (28). Os dois documentos estão disponíveis no link: https://cultura.sorocaba.sp.gov.br/lab/2021-termo-de-recebimento-e-termo-de-compromisso-de-contrapartida/.


A edição do Jornal Município de Sorocaba de terça-feira (23) também traz o resultado da interposição de recursos protocolados junto à Secretaria da Cultura. O processo de análise, classificação e seleção foi feito pela Comissão de Avaliação e Seleção de Projetos, criada pela Lei Municipal nº 10.669/2013, e obedeceu a critérios técnicos e objetivos descritos no edital.


Puderam se inscrever os trabalhadores do setor cultural, descritos no Art. 4º, da Lei Federal nº 14.017/2020, compreendidos como pessoas que participam da cadeia produtiva dos segmentos artísticos e culturais, incluindo artistas, contadores de histórias, produtores, técnicos, curadores, oficineiros e professores de escolas de Arte e Capoeira, que tiveram suas atividades interrompidas ou prejudicadas em virtude da pandemia da Covid-19.


A contrapartida será a gravação de um vídeo pelo proponente, de 15 a 30 minutos, relatando sua experiência no setor cultural. O vídeo será disponibilizado gratuitamente à população e fará parte de um banco de dados (mapeamento cultural) da Secretaria da Cultura de Sorocaba.


O Jornal Município de Sorocaba está disponível no Portal da Prefeitura de Sorocaba: https://noticias.sorocaba.sp.gov.br/jornal/. Mais informações também podem ser obtidas pelo e-mail: secultaldirblanc21@gmail.com.


Saiba mais