Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

779 cães e gatos são castrados em mutirão no Parque dos Espanhóis que atendeu à Zona Leste de Sorocaba

23 de novembro de 2021 10:39

Por: Mariana Campos


A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), realizou, na semana passada, de 15 a 19 de novembro, os procedimentos cirúrgicos de mais uma etapa do Mutirão de Castração, que ocorreu em uma estrutura móvel montada no Parque dos Espanhóis. Sem nenhum custo aos moradores, 779 animais, sendo 528 cães e 251 gatos, foram castrados, microchipados e receberam medicamentos para o período pós-operatório.

A iniciativa municipal tem como objetivo promover o controle populacional de cães e gatos e, dessa forma, reduzir o número de animais abandonados na cidade, prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida dos animais domésticos e da população de forma geral.

Já, a identificação por microchip permite a possibilidade de devolução de animais perdidos ou a responsabilização por abandono, contribuindo para o bem-estar dos animais, além de diminuir o risco de transmissão de doenças e agravos de saúde. O microchip ainda vai possibilitar a formação de um banco de dados para, futuramente, nortear as políticas públicas ligadas ao bem-estar animal em Sorocaba.

Desta vez, foram contemplados animais domésticos de moradores residentes nos seguintes bairros da Zona Leste de Sorocaba: Barcelona, Vila Hortência, Colorau, Além Ponte, Vila Isabel, Vila São Domingos, Vila Razl, Vila Assis, Vila Pinheiros, Vila Piedade, Vila Cristal, Vila Franco, Parado do Alto, Vila Zacarias, Bairro dos Morros, Vila Sábia e João Romão.

A ação contou com todas as medidas sanitárias de saúde e segurança, em razão da pandemia da Covid-19, como uso de máscara e higienização das mãos com álcool em gel. Mais informações sobre o Mutirão de Castração podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3202-8006.


Saiba mais