Clube do Idoso completa um mês acolhendo pessoas em situação de rua

30 de abril de 2020 18:35

Por: Secom / Secid


Há um mês, no dia 30 de março, o Clube do Idoso, situado em Pinheiros, foi transformado em um Centro de Acolhimento para Pessoas em Situação de Rua (PSR), em razão da pandemia do Coronavírus. O local tem capacidade para atender setenta pessoas diariamente. Na quinta-feira (30) pela manhã havia 46 pessoas no local, sendo 7 mulheres e 39 homens.

O espaço foi adaptado e conta com sete dormitórios, sendo seis para os homens e um para as mulheres. A administração é do SOS (Serviço de Obras Sociais) sob a supervisão da Secid (Secretaria da Cidadania).

Segundo a Coordenadora de Abordagem Social do SOS, Maria da Conceição Silva Moura, a grande maioria do público atendido no Centro de Acolhimento é resultado do rompimento familiar que leva à situação de rua, potencializada pelos vícios, principalmente do álcool e outras drogas ilícitas, como crack e maconha.

Para entrar no local as pessoas em situação de rua têm que seguir as regras impostas, como não utilizar qualquer tipo de droga e cumprir todas as normas de higiene. Quando chega, cada assistido passa pela triagem da saúde, que funciona nos dias úteis das 8h às 12h e das 16h às 20h e aos finais de semana e feriados das 16h às 20h. Um profissional de enfermagem afere a pressão e mede a temperatura do cidadão.

Se apresentar febre, ou algum outro sintoma que possa indicar possível contaminação pela Covid-19, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) é acionado. Passando pelo atendimento médico, se ele é liberado pode entrar no Centro de Acolhimento. Já no caso da suspeita do Covid-19 continuar, o paciente é encaminhado para a Casa de Isolamento, aberta nesta semana para atender a este grupo, especificamente.

Cuidando

Os assistidos que ficam no Clube do Idoso são tratados como se estivessem em casa, de quarentena. Eles não são impedidos de sair, mas se voltarem têm que passar novamente pela triagem. Eles são instruídos sobre a importância dos cuidados para se evitar a contaminação pelo coronavírus e alertados sobre o ir e vir da unidade de acolhimento. Todos os acolhidos também recebem roupas limpas que foram doadas.

Também o espaço é pensado num contexto de cuidado para se evitar contaminação. Como em qualquer residência, a limpeza e higienização são fundamentais. Funcionários Coopereso (Cooperativa de Egressos e Familiares de Sorocaba) limpam os quartos e todas as dependências do Clube do Idoso. Além disso, álcool em gel é disponibilizado nas mesas ocupadas por funcionários do SOS, ou pela equipe da Secid que também fica no local durante o dia tomando conta da parte administrativa, como distribuição de senha para as refeições ou de roupas.

As pessoas em situação de rua ainda receberam kits de higiene, com sabonete, escova e pasta de dente. Diariamente tomam banho e se enxugam em toalhas limpas e higienizadas. O mesmo ocorre com os lençóis.

Todos os dias os assistidos recebem quatro refeições. O café da manhã é servido às 7 horas; o almoço às 12 horas; café da tarde às 16 horas; e o jantar às 19 horas. A empresa Dana doa as segundas, quartas e sextas o almoço. Já as terças, quintas e sábados a doação é realizada por uma pessoa física. Antes de cada refeição os moradores recebem uma senha para retirar a alimentação, visando evitar tumulto e aglomeração.

De volta pra casa

As irmãs sorocabanas Isabel Aparecida Pedro, 47 anos, e Roseli de Fátima Pedro, 50 anos, chegaram de Minas Gerais alguns dias antes do início da quarentena. Elas venderam os móveis e voltaram para a terra natal em busca de emprego.

No início ficaram em um hotel, mas com a decretação da quarentena, sem nenhum parente na cidade e sem conseguir um emprego, encontraram abrigo no Centro de Acolhimento. As irmãs, apesar da situação em que se encontram, são agradecidas pela acolhida que estão recebendo por parte dos funcionários da Secid e do SOS. “A gente tem um bom atendimento”, afirma Isabel. Roseli complementa “temos comida, banho, só tenho que agradecer e esperar que tudo isso passe logo e eu consiga um emprego”.

Para a chefe da Seção da Proteção Especial da Secid, Luciana More, diferente da condição das irmãs, é difícil afirmar que algumas das demais pessoas que no momento estão no Clube do Idoso vão querer sair da situação de rua, quando passar a pandemia. “No momento nosso foco é cuidar da saúde deles para não se contaminarem. Eles são conhecidos da Secid, pois são atendidos frequentemente no centro de triagem”, comentou.

“Neste momento nosso foco é atender essa demanda dos moradores em situação de rua. Futuramente será feito o atendimento individualizado, inclusive usando o ônibus Tem Saída”, disse Maria da Conceição, corroborando a opinião de Luciana.

Doações

Os moradores em situação de rua estão bem assistidos, mas as doações são fundamentais para que o atendimento continue com excelência. Toda doação é válida, mas eles necessitam de lençóis de solteiro, já que as lavagens diárias acabam por danificar os tecidos.

Outro item muito importante são roupas íntimas (cuecas, calcinhas e sutiãs) que, normalmente, não são doadas e chinelos, pois a maioria não tem esse calçado. Outro produto em falta são os aparelhos de barbear.

Interessados em ajudar podem levar suas doações diretamente ao Clube do Idoso, ou entrar em contato com a Secid através do telefone (15) 3212-6900 que os produtos serão retirados.


Saiba mais