Apoiados pela Setur, eventos esportivos atraem quase 1.100 turistas para Sorocaba

1 de junho de 2026 18:03

Por: Secom


Foto: Reprodução/Setur

Sorocaba vem se consolidando como grande destino do turismo esportivo no interior paulista. Neste último fim de semana, dois grandes eventos foram realizados na cidade, com apoio da Secretaria do Turismo (Setur), que reuniram quase 1.100 atletas visitantes, reforçando o potencial do município para receber competições de diferentes modalidades e impulsionar os setores da economia local.

A Liga Sorocaba BJJ, competição de Jiu-Jitsu realizada na Arena de Esportes, contou com a participação de 700 atletas, sendo 500 visitantes e 200 sorocabanos. Dentre os inscritos, aproximadamente 71% vieram de outras cidades e estados.

Já a Copa Interior de Triathlon, Duathlon e Aquathlon, realizada no Porto das Águas, reuniu 646 competidores, dos quais 580 eram visitantes e 66 moradores de Sorocaba. Neste caso, quase 90% dos participantes vieram de outras localidades, demonstrando a capacidade da cidade em atrair praticantes.

O cenário turístico de Sorocaba também pode ser observado no City Tour, passeio gratuito que apresenta aos participantes os principais atrativos históricos, culturais e turísticos do município. Frequentemente, o projeto da Setur recebe visitantes que estão na cidade por diferentes motivos, como turismo de negócios, saúde e eventos, além das competições esportivas.

No último fim de semana, por exemplo, o passeio contou com participantes dos estados de Goiás e Pará. Já ao longo de 2025 e neste primeiro semestre de 2026, o “tour” recebeu visitantes de diversos países, entre eles Inglaterra, China, Espanha, Venezuela, Argentina, Israel e Chile, demonstrando o interesse por Sorocaba enquanto destino turístico.

Para o secretário do Turismo, Hudson Pessini, os números confirmam um trabalho contínuo de fortalecimento do turismo local. “Sorocaba já é uma referência quando falamos em turismo esportivo. Esse movimento gera oportunidades para o comércio, hotéis, restaurantes e serviços, além de apresentar a cidade para essas pessoas. É um ciclo positivo que fortalece nossa economia e nos gabarita como grande atrativo turístico”, destaca o secretário.


Saiba mais