GCM prende homem por lesão corporal e violência doméstica na Zona Norte

7 de agosto de 2026 16:45

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)


Foto: GCM

 

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba prendeu um homem de 34 anos de idade, na madrugada desta sexta-feira (7), após ocorrência de violência doméstica atendida em apoio ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), na Zona Norte da cidade. A vítima, uma mulher de 30 anos, recebeu atendimento médico e foi acolhida pela rede de proteção.

A equipe da GCM foi acionada pelo Centro de Controle Operacional Integrado (CCOI) para prestar apoio à ambulância do Samu, durante o atendimento da ocorrência no Parque Vitória Régia. No local, por volta da 1h, os guardas encontraram o homem com ferimento na cabeça e a mulher com lesões nas pernas, na altura das canelas, além de ferimentos no ombro esquerdo e na mão direita.

Durante a averiguação, a equipe encontrou duas barras de ferro que, conforme as informações apuradas no local, teriam sido utilizadas durante as agressões. Testemunhas relataram ter presenciado a violência e acionaram o serviço de emergência.

Ao perceber a chegada da guarnição, o homem tentou deixar o local e, após ser abordado, recusou inicialmente o atendimento médico, aceitando depois ser socorrido, após orientação da equipe do Samu. A vítima foi encaminhada à unidade de saúde, onde passou por avaliação médica, realizou exames de imagem e recebeu medicação. O autor também foi atendido, sendo submetido à sutura do ferimento na cabeça e medicado.

Após os atendimentos médicos, ambos foram conduzidos, em viaturas separadas, à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Sorocaba. A autoridade policial ratificou a prisão em flagrante do homem, pelos crimes de lesão corporal praticada no contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher, prevista no artigo 129 do Código Penal, e violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos da Lei Federal nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha).

O autor permaneceu detido, à disposição da Justiça, enquanto a vítima foi encaminhada para abrigo da rede de proteção, onde recebeu o devido acolhimento.


Saiba mais