Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Abertura da Semana Nacional do Trânsito tem ações educativas e de sensibilização que mobilizam o público no Parque do Campolim

19 de setembro de 2021 15:47

Por: Mariana Campos, Rose Campos


A Urbes – Trânsito e Transportes e a Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico (Semob) lançaram oficialmente, neste domingo (19), a Semana Nacional do Trânsito em Sorocaba, com ações no Parque “Carlos Alberto de Souza”, no bairro Campolim, e uma programação especial, que seguirá até o dia 25 de setembro. São atividades educativas e de sensibilização, com o objetivo de conscientizar o público sobre o papel de cada um dos agentes para um trânsito seguro e a prevenção dos acidentes.

No Parque do Campolim, foi montada uma exposição envolvendo vários parceiros, materiais e serviços relacionados à segurança no trânsito, além de estandes onde eram fornecidas orientações à população. O evento de lançamento contou com a presença do diretor-presidente da Urbes, Luiz Carlos Siqueira Franchim; da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Sirlange Frate Maganhato; do chefe de Gabinete, Dr. André Moron, representando o prefeito Rodrigo Manga na ocasião; e da secretária de Comunicação, Fernanda Burattini.

Chamou a atenção do público um veículo tombado e amassado, onde foi feita uma simulação de resgate a uma vítima de acidente grave de trânsito, sem o devido uso de cinto de segurança, realizada por profissionais da equipe de Resgate da concessionária CCR, uma das parceiras do evento. Também participaram do evento a Base Móvel da Policia Militar e equipes do Canil da Guarda Civil Municipal (GCM), com o cão-terapeuta Buddy, um simpático Golden Retriever, e do Canil da Polícia Militar, com o atento Fury, um Pastor Alemão que participa diretamente das operações da PM contra o crime.

O Grupo Nativus apresentou a peça teatral “Amigos do Trânsito”, um sucesso entre as crianças no local. O pequeno Davi, de cinco anos, ficou encantado com a apresentação musical que ensina a atravessar as ruas, com segurança. O papai Elias Marrochel aprovou a iniciativa. “Gostei muito da forma lúdica como estão apresentando a questão da segurança no trânsito, especialmente para as crianças. Se aprendem cedo, certamente vão levar esse ensinamento para a vida toda”, opinou Elias.

O diretor-presidente da Urbes, Luiz Carlos Siqueira Franchim, confirma que é esse mesmo o intuito da recheada programação da Semana Nacional do Trânsito. “Queremos evitar todo tipo de acidentes, sejam leves ou graves. Mas, isso só acontece se existe a conscientização da população. O que resolve é sensibilizar as pessoas e isso acontece já a partir da infância. Vemos que são os filhos que acabam conscientizando os pais. Daí a importância de se investir em ações educativas”, afirmou Franchim.

A revendedora Walk Motos, da Honda, exibiu modelos de suas motos e ofereceu dicas de pilotagem segura aos interessados. A Porto Seguro proporcionou um pit-stop para pequenos reparos de bicicletas e distribuiu brindes. O grupo de ciclistas Amigos do Pedal marcou presença na ação, assim como a Liga de Ciclismo Sorocabana (LCS), equipe que representa a cidade em campeonatos oficiais e que tem o apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Semes).

 

Por fim, a simulação de resgate a uma vítima de acidente grave de trânsito, sem o correto uso do cinto de segurança e acabando presa nas ferragens do automóvel, realizada por técnicos da CCR no local, mostrou exatamente o que acontece nesses casos e como atuam esses profissionais. “Buscamos fazer da forma mais realista possível, com os mesmos procedimentos, para que as pessoas saibam, de fato, como é o resgate de uma vítima grave e tenham a percepção de que o uso de dispositivos importantes do veículo, como o cinto de segurança, pode fazer toda diferença na preservação da vida”, ressaltou o coordenador de Resgate da CCR, Juliano Rossi de Souza.

 

Ainda, a empresa do segmento de autoescola Cidade apresentou veículos adaptados para uso de pessoas com deficiência (PCD).

 

Apesar de a abertura oficial ter acontecido neste domingo, as ações da Semana Nacional do Trânsito tiveram início já no sábado (18). Nesse dia, foram realizadas blitze educativas, com o objetivo de orientar motoristas e motociclistas quanto à atenção e segurança no trânsito. Das 9h às 11h, a ação ocorreu na Av. General Osório, em parceria com a Honda, e abordou 124 motociclistas. Já, das 12h30 às 14h30, a atividade foi realizada na Av. São Paulo, com apoio da Porto Seguro, que deu orientação quanto à Lei Seca, na interação com 152 motoristas.

 

A programação prossegue nos próximos dias, com outras ações educativas para a população, em pontos estratégicos da cidade, contando também com o apoio da iniciativa privada. “Esperamos que, com essas ações, as pessoas adotem novos comportamentos no trânsito, valorizando a vida e, assim, seja possível reduzir o número de acidentes na cidade”, enfatiza o secretário da Semob, Carlos Eduardo Paschoini.

 

Programação até 25 de setembro

 

Na segunda-feira (20), a Urbes e a Porto Seguro promovem as blitze educativas “Mais Respeito, Menos Infrações” e “Vagas Especiais, respectivamente, na Avenida São Paulo e na Rua Profª. Ossis Salvestrini Mendes, 130, em Santa Rosália. A primeira ação será das 9h às 11h, para conscientizar condutores a observarem as leis de trânsito, dando dicas rápidas e importantes para uma direção e pilotagem segura. A segunda, das 13h30 às 15h30, terá a participação de motoristas PCDs, sobre ocupação irregular de vagas para esse público.

 

Na terça-feira (21), serão três atrações e a novidade será a “Sinalize – Dê seta”, das 17h às 18h, na Av. Dom Aguirre, próximo ao Corpo de Bombeiros. “Queremos conscientizar sobre o uso obrigatório e indispensável da seta, ainda mais porque muitos condutores não fazem o bom uso desse item de segurança tão importante”, explica o diretor-presidente da Urbes.

 

Na mesma data, das 9h às 11h, no cruzamento das ruas 15 de Novembro e São Bento, haverá atuação de mímicos mostrando o uso correto da faixa de travessia de pedestres. Na Av. Dr. Afonso Vergueiro (Praça da Bandeira), das 13h30 às 15h, a temática será “Motociclista Seguro, Entrega Rápida”, sobre a importância do trabalho de entrega delivery por esses profissionais, porém, sempre prevenindo os riscos, por meio da pilotagem segura.

 

O Dia Mundial Sem Carro, que marca o 22 de setembro, também foi lembrado pela Urbes e pela Semob, que programaram uma blitz educativa, das 9h às 11h, no Parque das Águas. Trata-se de um parceria com o grupo de ciclistas Amigas do Pedal, a equipe da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) e a Secretaria de Esportes e Lazer (Semes), para evidenciar a importância de manter o distanciamento adequado entre os ciclistas, colaborando para um trânsito mais seguro. A bicicleta é um modal 100% limpo, sem a emissão de poluentes, e que ainda promove a prática da atividade física.

 

Ainda na quarta-feira (22), à tarde, das 13h30 às 15h, personagens caracterizados de Emoji vão alertar motoristas no cruzamento da Av. Ipanema com a Rua Maciel Baião. O foco será a conscientização para que não se utilize o aparelho celular enquanto dirige, devido ao alto risco de acidentes.

 

Já, na quinta-feira (23), os mímicos retornam para realizar a atividade “Faixa Viva”, com o objetivo de conscientizar a população sobre a maneira correta de utilizar as faixas de pedestres e fazer uma travessia segura das vias. A ação será realizada das 9h às 10h30, na Rua Padre Luiz, próximo do Mercado Municipal. Haverá, também, uma blitz educativa, em parceria com a Honda, para abordar o tema “Motociclista Seguro”. Serão dadas instruções para os motociclistas da cidade realizarem uma pilotagem cada vez mais segura nas vias. A realização acontecerá na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3.041, das 13h30 às 15h.

 

Complementando, na quinta-feira, o “Sinalize – Dê seta” volta em nova ação na Avenida Adhemar de Barros com a Avenida Brasil, das 17h às 18h. Os condutores receberão um reforço para alertar sobre o uso obrigatório e indispensável da seta.

 

Na sexta-feira (24), haverá duas atividades na programação. A primeira acontece das 9h às 11h, com a ação de painéis expostos na Praça Dom Tadeu Strunk, com mensagens de conscientização sobre segurança no trânsito para os motociclistas. Já, a segunda, que será realizada das 13h30 às 15h, na Avenida Adhemar de Barros com a Avenida Brasil, terá o objetivo de levar novamente medidas educativas para motociclistas que atuam no serviço de delivery, para promover uma pilotagem sempre segura nesse ramo.

 

Já, no encerramento das atividades, no próximo sábado (25), os mímicos da “Faixa Viva” retornam para conscientizar os pedestres sobre uma travessia segura. A ação acontece na Rua Padre Luiz, próximo à Catedral, das 9h às 10h30.

 

Confira a programação completa da Semana Nacional do Trânsito em Sorocaba em: https://tinyurl.com/p8kk45yv.

Fotos: Fernanda Burattini – Secom e GCM/Divulgação

 


Saiba mais