Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Adesão das pessoas em situação de rua ao programa social “HumanizAção Inverno” é cada vez maior em Sorocaba

17 de setembro de 2021 10:28

Por: Mariana Campos



O Programa “HumanizAção Inverno” realizou, na noite de quinta-feira (16), abordagens socais a 31 pessoas em situação de rua, todas no Centro de Sorocaba. Destas, 30, sendo 27 homens e três mulheres, aceitaram receber acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS), entidade que oferta atendimentos, como alimentação, cuidados de higiene, roupas limpas e pernoite.


As ações do programa são realizadas por equipes da Controladoria Geral do Município, da Secretaria da Cidadania (Secid) e do SOS, com apoio da Guarda Civil Municipal, Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e Urbes – Trânsito e Transportes.


As equipes do “HumanizAção Inverno” estiveram na Praça Cel. Fernando Prestes, Centro de Triagem, Praça Frei Baraúna e Rodoviária. A única pessoa em situação de rua que não aceitou o acolhimento social no SOS estava no Centro de Triagem, um equipamento municipal disponível para o atendimento desse público, oferecendo serviços, como: alimentação completa, banho, toalhas e roupas limpas, orientação para o trabalho, emissão de segunda via de documentos e encaminhamento de volta ao lar de origem, sempre que possível e desejado pela pessoa.

Como colaborar


Todo cidadão interessado em colaborar com o “HumanizAção Inverno” pode informar os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua, necessitando de auxílio e acolhimento. Basta entrar em contato pelo telefone: (15) 3229-0777 (SOS), 153 (GCM) ou (15) 3212-6900 (Secid).


Já, aqueles que puderem fazer doações de alimentos não perecíveis também ajudam muito. Para contribuir, é só ligar para o Fundo Social de Solidariedade, pelo telefone: (15) 3238-2503.


Saiba mais