Aniversário de Sorocaba tem passeio ciclístico, oficinas esportivas e apresentações de orquestra filarmônica no Parque das Águas

15 de agosto de 2021 19:04

Por: Bruno Rodrigues

Fotos: Bruno Rodrigues e Thiago Delmonde / Secom Divulgação

Na ocasião, Prefeitura e Câmara Municipal também homenagearam o boxeador e medalhista olímpico Abner Teixeira

Em mais uma das atrações comemorativas aos 367 anos de Sorocaba, na ensolarada manhã deste domingo, dia 15 de agosto, o Parque das Águas, na Zona Norte, recebeu diversas atrações para o público.

A primeira delas foi um Passeio Ciclístico, que partiu do Centro Esportivo “André Matiello”, na Vila Pinheiros. Dezenas de grupos de ciclistas e suas famílias, vindos de todos os cantos da cidade, deram um colorido especial com as bikes no percurso até o Parque das Águas. O secretário de Esportes e Lazer, Pedro de Souza, e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Sirlange Frate Maganhato, encabeçaram o pelotão de centenas de ciclistas ao longo do trajeto, que percorreu toda a Av. Dom Aguirre.

“O fomento à prática de esportes é fundamental para realizar uma transformação, trazendo cada vez mais bem-estar e saúde às pessoas. Por isso, nós ficamos muito felizes com esta atividade ciclística sendo promovida na comemoração do aniversário da cidade”, afirmou o secretário de Esportes e Lazer.

Ainda nessa frente de incentivo à qualidade de vida, todos os sorocabanos que foram até o Parque das Águas puderam participar das oficinas esportivas, que contaram com as modalidades: Boxe, Basquete, Badminton, Capoeira, Kickboxing, além de Damas e Xadrez.

Em um momento único para o esporte sorocabano, o prefeito Rodrigo Manga, o secretário de Esportes e Lazer, Pedro de Souza, e o presidente da Câmara Municipal, vereador Cláudio Sorocaba, homenagearam o boxeador Abner Teixeira, que nasceu em Osasco (SP), mas veio para Sorocaba ainda criança e, aos 12 anos, iniciou seu contato com o boxe no Centro Esportivo Maria Eugênia, no projeto social “Boxe – Uma luz para o Futuro”, que conta com o apoio da Prefeitura de Sorocaba. Abner conquistou a Medalha de Bronze na Categoria Peso Pesado Masculino (até 91 quilos) de Boxe nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

“Dentre tantos motivos para Sorocaba comemorar, essa conquista do Abner no Japão é mais uma que nos traz muito orgulho. Parabenizamos e desejamos sorte no seu trajeto esportivo e esperamos que essa medalha possa inspirar, cada vez mais, as nossas crianças”, declarou o prefeito Manga.

No palco principal, a Orquestra Filarmônica Jazz Sesi/Senai de Sorocaba encantou o público com belíssimas apresentações. Os visitantes puderam aproveitar também uma feira gastronômica de comerciantes ambulantes e tiveram à disposição água potável, por meio de uma parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba.

As festividades foram realizadas ao ar livre, cumprindo todos os protocolos sanitários preventivos à Covid-19.

Encontro com motociclistas

O prefeito Rodrigo Manga ainda se encontrou, na manhã deste domingo (15), com um grupo de motociclistas do HOG (Harley Owners Group) Sorocaba, na loja da marca de motos localizada na Av. Dom Aguirre, antes de um passeio comemorativo aos 367 anos da cidade. O trajeto, que seguiu até a praça do Campolim, contou com apoio de agentes da Urbes – Trânsito e Transportes, além da participação especial do secretário de Segurança Urbana, Cel. Vitor Gusmão.

Na ocasião, o prefeito saudou o grupo e aproveitou para agradecer a todos pelas significativas doações entregues à campanha “#AFOMENAOEFAKE!, do Fundo Social de Solidariedade, além de tantas outras ações sociais realizadas pelo HOG Sorocaba em prol da cidade.