Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Prefeitura apoia projeto educacional de formação de jovens conduzido pela JCB e Fundação Projeto Pescar

14 de outubro de 2021 8:08

Por: Rose Campos


Cerimônia que apresentou a nova turma de alunos foi realizada nesta quarta-feira (13), no Parque Tecnológico de Sorocaba

Na tarde desta quarta-feira (13), foi realizada, no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), a apresentação dos 16 jovens selecionados para a Turma 2021 da Escola Lady Bamford, projeto de socioaprendizagem que conta com o apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS) e da Secretaria da Cidadania (Secid), e que está sendo desenvolvido pela empresa JCB, em parceria com a Fundação Projeto Pescar (FPP).

Participaram da solenidade os alunos do curso, seus familiares, representantes da JCB e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sirlange Frate Maganhato. Além dela, a mesa de honra do evento foi formada pelo presidente da JCB no Brasil, José Luis Gonçalves, o diretor de Recursos Humanos da empresa, Rafael Cardoso, o secretário da Cidadania (Secid), Clayton Lustosa, e a coordenadora do Projeto Pescar, Josiane Kohls.

“Este é um projeto que nos orgulha muito, especialmente porque estamos completando 20 anos de atuação no Brasil. Essa é uma ação que representa muito dos nossos valores e que busca contribuir para que jovens da região tenham a oportunidade de mudar o seu futuro. Esperamos que seja a primeira de muitas turmas que formaremos. Que vocês possam aproveitar, ao máximo, essa oportunidade”, afirmou o presidente da JCB no Brasil, José Luis Gonçalves.

O curso terá a duração de um ano e os alunos aprenderão sobre as áreas que fazem parte da fabricação e montagem das máquinas, tais como: Produção, Qualidade, Vendas, Recursos Humanos e Logística. As aulas serão ministradas no período da manhã em uma sala especialmente preparada, no interior da fábrica da JCB, em sua unidade de Sorocaba. A expectativa, ao fim do curso, é que, pelo menos, 90% desses estudantes estejam empregados.

“É gratificante poder apoiar um projeto tão maravilhoso como este, que oferece aos jovens a chance de aprender, conquistar um trabalho e evoluir em sua formação pessoal e profissional. O Fundo Social valoriza muito esse tipo de iniciativa e agradece a parceria com a JCB, que tem confiado em nosso trabalho e nos apoiado também em outros projetos em prol da população. Esse projeto, além disso, está em sintonia com a Prefeitura, que está se dedicando para proporcionar a todos uma cidade mais inovadora e, ao mesmo tempo, mais humanizada. Parabéns aos empresários e, principalmente, aos alunos e seus pais”, disse a primeira-dama e presidente do FSS.

Para participar do curso, foram selecionados jovens entre 16 e 19 anos, cursando a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, com renda familiar per capita de até meio salário mínimo e que demonstraram grande interesse em participar do curso.
“São adolescentes que, agora, recebem a oportunidade de aprender uma profissão e ingressar no mercado de trabalho. Isso pode ser transformador para todos eles e eu quero muito ter a alegria de, daqui a um ano, ter a honra de poder vê-los recebendo um diploma, talvez muitos já trabalhando. São 16 alunos, mas este é apenas um começo e espero que seja muito proveitoso para todos”, finalizou o secretário Clayton Lustosa.

Ao fim da cerimônia, todos os convidados foram recepcionados com um coquetel.


Saiba mais