Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Ato Cívico no Largo de São Bento abre a programação especial de Aniversário de Sorocaba neste domingo (15)

10 de agosto de 2021 17:24

Por: Mariana Campos


Neste domingo (15), data em que Sorocaba comemora 367 anos de fundação, a Prefeitura de Sorocaba preparou uma série de eventos especiais e gratuitos para marcar a data. A programação terá início, às 8h, com um Ato Cívico no Largo de São Bento, no Centro, que contará com o tradicional hasteamento das bandeiras e apresentação da Banda Regimental de Música do CPI-7 (Comando de Policiamento do Interior).


A programação é realizada pelas secretarias de Comunicação (Secom) e de Governo (Segov), em parceria com outras diversas secretarias municipais, o Fundo Social de Solidariedade (FSS), a Urbes – Trânsito e Transportes, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae/Sorocaba) e o Parque Tecnológico de Sorocaba. As atividades arrecadarão alimentos não perecíveis para a campanha #AFOMENAOEFAKE!


No Paço Municipal, das 9h às 12h, a população poderá conferir Balonismo de Exibição, Exposição de Jeeps, 4×4 e Antigomobilismo, além de uma Feira Gastronômica. Outra atividade do dia será a edição especial de Aniversário de Sorocaba da “Cavalgada Solidária #AFOMENAOEFAKE!”. A concentração será às 8h, na Rua Vidal de Araújo, 180, Jardim do Paço, e seguirá pela Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, passando em frente ao Paço Municipal, Avenida 3 de Março até chegar ao ponto de encerramento, na praça da Igreja Católica no bairro de Aparecidinha.


Coordenada pela Controladoria Geral do Município (CGM), o objetivo da “Cavalgada Solidária #AFOMENAOEFAKE!” é resgatar a cultura Tropeira do município, mantendo viva a memória a respeito da participação de Sorocaba no desenvolvimento do Ciclo do Tropeirismo, além de arrecadar alimentos não perecíveis para a campanha organizada pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS), durante todo o trajeto da ação.


Poderão participar comitivas e todos aqueles que desejarem com seus animais. Os cavalos serão avaliados pela equipe da Divisão de Zoonoses, para verificar se estarão aptos para o percurso. A orientação é que os animais estejam com sela, cabresto, estribo e demais equipamentos necessários para a cavalgada. Todos os protocolos sanitários de segurança serão cumpridos.


Outra atividade será o Passeio Ciclístico, organizado pela Secretaria de Esportes e Lazer (Semes), com concentração às 9h, no Centro Esportivo Pinheiros, aberto a todos os interessados. Os participantes vão pedalar ao longo de toda a Avenida Dom Aguirre até chegarem ao Parque das Águas, por volta de 10h15.


No Parque das Águas, das 9h às 12h, o público ainda poderá participar de oficinas esportivas, como Boxe (Lisoboxe), Basquete (LSB/PM Sorocaba), Badminton (Ades), Capoeira (Ades), Kickboxing (Liga Sorocabana de Kickboxing e Artes Marciais), além de Damas e Xadrez (Xadrez Clube Sorocaba) e ainda aproveitar uma feira gastronômica. Já, às 10h, a população terá a oportunidade de conferir a apresentação da Orquestra Filarmônica Jazz SESI/SENAI de Sorocaba, promovida pela Secretaria da Cultura (Secult).


Na Praça “Laudelino Amaral”, no Nova Sorocaba, das 11h às 14h, a Secretaria da Saúde (SES) levará serviços gratuitos à população, com atendimentos do Ônibus Azul e Rosa, do Trailer de Odontologia, além de aferição de pressão e glicemia. No local, a Secretaria da Cidadania (Secid) ainda fará a entrega cestas básicas a famílias em situação de vulnerabilidade social previamente cadastradas. Para celebrar os 367 anos de Sorocaba, também haverá música e distribuição de bolo de aniversário.


Já, o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) sediará, das 11h às 14h, o “Pit Stop Solidário”, que contará com uma exposição de carros antigos, além de espaço de alimentação organizado por entidades beneficentes da cidade. Durante o evento, igualmente haverá arrecadação de alimentos não perecíveis para a campanha #AFOMENAOEFAKE! O PTS está localizado na Avenida Itavuvu, 11.777.


Outras atrações especiais no domingo ocorrerão no Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim, das 10h às 17h. A população poderá conferir as feiras de artesanato e de adoção de cães e gatos, organizadas, respectivamente, pela Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Turismo (Sedettur) e Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), além de jogos, como pebolim, tênis de mesa e xadrez gigante, e do Ônibus da Cultura. Neste dia, um Passeio de Motos também terá como destino final o parque do Campolim. Os participantes sairão às 10h45 da loja Harley-Davidson, localizada na Avenida Dom Aguirre, 2.121.


As ações serão realizadas ao ar livre, cumprindo todos os protocolos sanitários preventivos à Covid-19 nos locais. A programação completa, com essas e outras atrações do Aniversário de 367 anos de Sorocaba, pode ser conferida no site da Prefeitura de Sorocaba: https://www.sorocaba.sp.gov.br/aniversariodesorocaba.


Saiba mais