Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Audiência Pública apresenta propostas e planejamento estratégico do PPA 2022/2025

3 de junho de 2021 21:53

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)


 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio das Secretarias de Governo (Segov) e da Fazenda (Sefaz), realizou uma Audiência Pública (AP) on-line, na noite desta quinta-feira (3), para discutir propostas e esclarecer dúvidas da população, bem como apresentar sua estratégia de planejamento para o Plano Plurianual (PPA) de Sorocaba, referente aos anos de 2022 a 2025. O evento foi transmitido ao vivo nas redes sociais oficiais da Prefeitura.

O PPA é um plano de médio prazo, que estabelece diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Municipal, ao longo de quatro anos. A audiência virtual contou com a participação do prefeito Rodrigo Manga; dos secretários municipais; dos vereadores Luís Santos, presidente interino da Câmara Municipal; Cristiano Passos; Ítalo Moreira; João Donizeti, líder do governo na Câmara; Rodrigo do Treviso e Fabio Simoa, além da população interessada.

“Vamos fazer um PPA abrangente, constando as principais propostas de governo do nosso mandato, como os Programas Casa Digna e Casa Nova Sorocaba, abrir mais Pronto Atendimentos, sempre respeitando os anseios da população. O objetivo é fazer de Sorocaba uma cidade cada vez melhor, humanizada e inovadora”, disse o prefeito Rodrigo Manga.

A secretária de Governo, Samyra Toledo, fez a apresentação do planejamento estratégico de cada secretaria municipal para os próximos quatro anos, seguindo quatro eixos de trabalho: Cidade Humanizada, Cidade Inovadora, Cidade com Gestão e Transparência e Cidade Urbanizada. Detalhou exemplos de ações já em andamento, como os programas Sorocaba Linda de Verdade, HumanizAção, A Fome não é Fake, Vacina Sorocaba, Desenvolve Sorocaba, dentre outras.

O secretário da Fazenda, Marcelo Regalado, explicou de onde vêm os recursos da Prefeitura para a execução desses projetos e falou da importância do PPA, como determinante na atuação de todos os órgãos da Administração Direta e Indireta, inclusive da Câmara Municipal. Lembrou que no PPA vão constar também as propostas selecionadas entre as 912 enviadas por 888 pessoas, em abril passado, para a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2022, que já tramita na Câmara Municipal. A LDO estabelece as metas e prioridades para a Lei Orçamentária Anual (LOA).

A esse material ainda se somarão as propostas selecionadas para o PPA, dentre aquelas também recebidas pelo Poder Público, entre os dias 19 de abril e esta quinta-feira, que contaram com a participação de 94 pessoas, além daquelas feitas, ao vivo, pelos participantes da Audiência Pública, incluído os apontamentos dos vereadores.

Os secretários municipais responderam a questionamentos dos internautas, com destaque para as áreas da Educação, Desenvolvimento Econômico, Mobilidade Urbana, Saúde, Bem-Estar Animal, Tecnologia e Administração Pública.

O material resultante da Audiência Pública e das sugestões recebidas antecipadamente pela Administração será encaminhado para as secretarias municipais, para análise. Após, caberá à Secretaria da Administração compilar as informações finais e colaborar com a Secretaria da Fazenda na adequação de valores para a execução das propostas.

O passo seguinte será a elaboração do Projeto de Lei do PPA 2022-2005, previsto para ser encaminhado à Câmara Municipal até o dia 15 de agosto, para posterior votação em plenário.

 


Saiba mais