Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Audiência Pública on-line para discutir propostas ao PPA 2022/2025 ocorre nesta quinta-feira (3)

1 de junho de 2021 18:10

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)


 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio das Secretarias de Governo (Segov) e da Fazenda (Sefaz), convida toda a população para participar, às 19h30 desta quinta-feira (3), de Audiência Pública (AP) on-line, para discutir propostas e esclarecer dúvidas sobre o Plano Plurianual (PPA) de Sorocaba, referente aos anos de 2022 a 2025.

O evento terá transmissão ao vivo nas redes sociais oficiais da Prefeitura. Para participar, basta acessar o Instagram (@prefeituradesorocaba) ou o Facebook (www.facebook/prefeituradesorocaba).

A audiência virtual contará com a participação do prefeito Rodrigo Manga, de secretários municipais, de vereadores da cidade, além da população interessada. O munícipe participante poderá se manifestar em tempo real por meio do envio de mensagens nas redes sociais. Na ocasião, serão apresentadas propostas já recebidas pelo Poder Público, via formulário de participação (saiba mais, abaixo), bem como sugestões feitas, ao vivo, pelos participantes.

O secretário da Fazenda, Marcelo Regalado, explica que o PPA é um plano de médio prazo, que estabelece diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Municipal ao longo de quatro anos. “O PPA compreende a atuação de todos os órgãos da Administração Direta e Indireta, inclusive da Câmara Municipal”, detalha.

 

Propostas

A população ainda pode, até esta quinta-feira (3), enviar previamente suas sugestões sobre projetos de obras e serviços a serem executados no munícipio e incluídos no projeto do PPA 2022/2025. O prazo de adesão teve início no dia 19 de abril e também ocorre de forma on-line, em função da pandemia, mediante preenchimento de formulário disponível no site da Prefeitura de Sorocaba (www.sorocaba.sp.gov.br).

Para acessar o documento, é preciso clicar no banner indicativo na página principal do site ou acessar o QR Code existente no próprio banner.  O cidadão deve digitar seu nome, telefone, e-mail, região, bairro e endereço onde mora. Na sequência, terá a opção de manifestar suas prioridades relativas às temáticas: Cidade Humanizada, Cidade Inovadora, Cidade com Gestão e Transparência e Cidade Urbanizada. Por fim, o cidadão pode escrever suas sugestões.

O material resultante da Audiência Pública e das sugestões recebidas antecipadamente pela Administração será encaminhado para as devidas secretarias municipais, para análise. Após, caberá à Secretaria da Administração compilar as informações finais e colaborar com a Secretaria da Fazenda na adequação de valores para a execução das propostas. O passo seguinte será a elaboração do Projeto de Lei do PPA 2022-2005, previsto para ser encaminhado à Câmara Municipal para votação, em agosto deste ano.

No Projeto de Lei, constarão, inclusive, as propostas selecionadas entre as 912 enviadas pela população, em abril passado, para a elaboração do projeto que trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2022, que já tramita na Câmara Municipal. A LDO estabelece as metas e prioridades para a Lei Orçamentária Anual (LOA).

“Contamos com a participação da população, primeiro apontando o que pretende que seja melhorado no seu bairro, dentro dos quatro eixos propostos, ou, em geral, na sua cidade, depois, participando na audiência pública, conversando e debatendo com as pastas para, democraticamente, ajudar a construir uma cidade cada vez melhor para todos”, aponta a secretária de Governo, Samyra Toledo.

 


Saiba mais