Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Calendário da Urbes tem 34 ações educativas programadas para janeiro

8 de janeiro de 2022 10:51

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)


 

 

A Urbes – Trânsito e Transportes, nesta segunda-feira (10), retoma o calendário de atividades educativas diárias de trânsito, todas elas gratuitas. As atividades estavam suspensas, temporariamente, desde o dia 20 de dezembro, devido às festividades de fim de ano, mas para este mês de janeiro estão programadas 34 ações, com nove temáticas, em pontos estratégicos da cidade.

Estão previstas ações como blitze educativas e abordagens no trânsito, para públicos específicos, sendo:  motoristas, pedestres e motociclistas. Serão enfocadas temáticas, como: o perigo e a imprudência de dirigir alcoolizado ou utilizando o celular, uso adequado de vagas especiais de estacionamento, respeito à legislação de trânsito, assim como o uso obrigatório da seta, segurança do motociclista e o uso correto da faixa de travessia de pedestres.

Na semana de 10 e 14 de janeiro serão oito ações. A primeira delas acontece das 9h às 11h de segunda-feira (10), na esquina da Rua Padre Luiz com a Rua São Bento, no Centro, com mímicos atuando na “Faixa Viva”. Nesse dia, das 13h30 às 15h30, entre as Avenidas Antônio Carlos Comitre e Washington Luiz, no Campolim, haverá ação voltada aos motociclistas, para que não abusem da velocidade, como forma de prevenir acidentes.

Na terça-feira (11), das 9h às 11h tem “Sinalize – Dê Seta”, na Praça Dom Tadeu Strunck e, das 13h30 às 15h30, de novo “Faixa Viva”, mas na Rua XV de Novembro com a Rua São Bento. Na quarta-feira (12), serão duas ações para motociclistas: pela manhã na Avenida Dom Aguirre, nas proximidades da sede do Corpo de Bombeiros, e à tarde, no cruzamento das Avenidas General Osório e Adhemar de Barros.

“Os mímicos voltarão à Rua XV de Novembro, na quinta-feira (13) de manhã. O destaque de sexta-feira (14) será a atuação do Emojis na Avenida São Paulo, nas proximidades da Igreja Santo Antônio, também das 9h às 11h, para mostrar os riscos de dirigir e falar ou digitar no celular”, completa a gerente de Educação para o Trânsito da Urbes, Cibele Soares.

 

Palestras em empresas, associações e escolas

A Urbes recebe as solicitações de participação no programa gratuito de palestras e atividades sobre “Educação para o Trânsito” 2022, disponível para empresas, associações, escolas e demais instituições públicas ou particulares interessadas. Além do formato on-line, o treinamento pode ser solicitado na opção de curso presencial, sempre seguindo rigorosamente todas as medidas sanitárias preventivas à Covid-19.

“Em geral, os trabalhos são focados em transmitir orientações sobre trânsito seguro e como minimizar os riscos de acidentes. Temos iniciativas para todos os públicos, independente da faixa etária. A conscientização é a palavra-chave”, destaca o diretor-presidente da Urbes, Luiz Carlos Siqueira Franchim.

As solicitações para participar podem ser feitas por meio do site da Urbes: https://www.urbes.com.br/. Basta clicar em “Ouvidoria”, selecionar o assunto “Educação para o Trânsito” e em “Abrir Manifestação”, para, então, preencher o formulário de solicitação.


Saiba mais