Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Campanha “Uma Sorocaba limpa começa na porta da sua casa” convida população a ajudar na manutenção das calçadas e terrenos particulares

26 de outubro de 2021 8:35

Por: Michelle Alves


 

 

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio das secretarias de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e de Planejamento (Seplan), inicia uma campanha de conscientização da população sobre os cuidados necessários de manutenção e zeladoria das calçadas e terrenos particulares.

O objetivo é que, junto com o Poder Público, que segue fazendo a sua parte e cuidando das áreas públicas, cada cidadão sorocabano também colabore para deixar a cidade linda de verdade, começando pela porta de sua casa. Todo munícipe pode colaborar mantendo sua calçada limpa, sem mato, entulho ou lixo, e zelando para que não haja buracos e desníveis.

Conforme legislação vigente, que trata sobre a padronização e a acessibilidade dos passeios públicos e estabelece especificações técnicas das calçadas, no caso de reformas ou construções novas, a execução, manutenção e conservação devem garantir a todos os usuários mobilidade, segurança e acessibilidade, por meio de um desenho adequado, continuidade e utilidade, limpeza, embelezamento, dentre outros aspectos.

“Com essa campanha, contamos com cada morador de Sorocaba, para deixar a cidade sempre linda e bem cuidada. E cada um pode começar pela sua própria calçada. Ainda, lembramos que os proprietários de terrenos particulares devem cuidar para, igualmente, não deixar esses locais abandonados, evitando o acúmulo de lixo e entulho, que podem se tornar focos de transmissão de doenças e proliferação de animais peçonhentos”, enfatiza o secretário da Serpo, Darwin J. Almeida Rosa.

Caso o munícipe presencie calçadas ou terrenos abandonados, basta ligar para o 156 ou enviar mensagem, com vídeo ou foto, para o WhatsApp: (15) 99129-2426. A conduta irregular é passível de multa. “Cuide da sua calçada. Uma cidade limpa é você quem faz!”, convida o secretário da Serpo.


Saiba mais