Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Canis da GCM e do Baep da PM de Sorocaba realizam treinamentos conjuntos

8 de junho de 2021 13:10

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)


A equipe do Canil da Guarda Civil Municipal (GCM) iniciou, nesta semana, os treinamentos em parceria com o Canil do Batalhão Especial de Polícia (Baep) da Polícia Militar (PM) de Sorocaba. O objetivo é o alinhamento nas ações e o aperfeiçoamento das equipes que atuam nessa área, além da aproximação das Corporações.

Os treinos serão semanais, sempre às segundas e terças-feiras, pela manhã, e estão ocorrendo na sede do Baep, que opera atualmente junto ao Comando de Policiamento do Interior – CPI-7 e ao 7º Batalhão da Polícia Militar do Interior (7º BPMI), na região do Cerrado.

Na segunda-feira (7), a GCM participou do treinamento com três guardas e um cão. Já, na terça-feira (8), a segunda equipe do Canil foi treinada, composta por dois guardas e dois cães. “O convite partiu do Baep e servirá, sobretudo, para a padronização de procedimentos das equipes dessas duas Corporações em ações práticas nas ruas”, explica o subcomandante da GCM de Sorocaba, Ricardo Picoli.

O coordenador da unidade, o GCM Wellington de Almeida Torres, destaca que a parceria com o Canil do Baep está focada na troca de informações e no compartilhamento de procedimentos e métodos de abordagens. “Existem muitas técnicas de abordagem, guarda, proteção, obediência e faro. Vamos trabalhar todas elas, unir forças e ampliar a parceria entre GCM e PM”, complementa.

Os treinamentos com cães já ocorrem diariamente no Canil da GCM, como parte da rotina das equipes. A unidade foi fundada em 15 de março de 2018 e mantém sede na Vila Rica. O Canil da GCM conta com quatro cães, atuando em duas frentes de trabalho. Uma delas é por meio do cão terapeuta Buddy, que realiza serviço integrativo com a sociedade, voltado à socialização. Os três outros são utilizados no patrulhamento preventivo e ostensivo.

 


Saiba mais