Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Cemitério da Saudade receberá serviço de dedetização

6 de fevereiro de 2021 10:01

Por: Bruno Rodrigues


 

Local ficará sem receber visitas temporariamente na segunda (8) e na terça-feira (9)

 

O Cemitério da Saudade, no bairro Além Linha, ficará sem receber visitação temporariamente, entre segunda (8) e terça-feira (9) da próxima semana, para a realização do serviço de dedetização no local.

A ação foi motivada pela visita do prefeito Rodrigo Manga, durante o projeto “Prefeitura no seu Bairro”, na Vila Carvalho, na tarde de sexta-feira (5). O casal de moradores Zélia e Heitor Freire alertou sobre o surgimento de escorpiões, a partir do Cemitério da Saudade, que têm invadido as casas nos arredores.

O prefeito atendeu prontamente o casal e solicitou à equipe de Prefeitura o serviço de dedetização. É importante destacar que esse procedimento não agride nenhum animalzinho doméstico ou o ser humano.

Uma equipe da Secretaria de Cidadania (Secid) dará abertura aos trabalhos, abordando as pessoas em situação de rua que por lá estiverem para deixar o local, para a própria segurança deles. Havendo pessoas nessas condições, a Secid fará uma triagem para encaminhá-las aos locais de serviços de atendimento que a Prefeitura oferece.

Para o controle de escorpiões, ações devem ser feitas, com o intuito de reduzir os abrigos desses animais e seu principal alimento, a barata. Sem abrigo e sem alimento, a infestação naturalmente reduz.

A dedetização no cemitério tem o objetivo de reduzir o fluxo de baratas, que são o alimento dos escorpiões. Uma vez que a aplicação de veneno para o escorpião não é indicada pelo Ministério da Saúde.

Os escorpiões possuem mecanismos de adaptação, que impedem o seu contato com o veneno, reduzindo sua ação – eles podem ficar sem respirar por semanas, escondidos, pois conseguem sentir a presença de produtos químicos e venenos, fugindo deles.

A Secretaria de Saúde (SES) solicita aos munícipes da região do cemitério que fiquem atentos em suas residências nesta próxima semana, pois a ação poderá desalojar alguns escorpiões, portanto será necessário:

– colocar rodinhos ou espumas em todas as portas, para evitar a entrada dos escorpiões na residência;
– afastar todos os móveis um palmo da parede, para que não subam neles e haja acidentes;
– verificar roupas e calçados antes de usá-los, batendo-os com força para desprender, se tiver algum escorpião;
– não deixar roupas, calçados, tapetes, toalhas no chão, para que os animais não usem de esconderijo;
– não deixar a roupa de cama encostar no chão, para que o escorpião não possa subir na cama;
– usar tampas estilo “abre e fecha” em todos ralos e mantê-los fechados, quando não estiver usando;
– tampar todos os ralos de pias e tanques;
– telar janelas e vedar todas as frestas existentes;
– tampar bem todos os interruptores;

Para evitar abrigos dos escorpiões e as baratas, é preciso manter sempre as lixeiras tampadas, com o lixo dentro de sacos plásticos fechados, e remover qualquer material inservível e entulhos do imóvel.

Caso algum munícipe seja picado por escorpião, a SES orienta que procure atendimento médico imediato nas unidades de saúde. Nestas unidades, o médico avaliará o paciente e definirá a conduta de tratamento. Caso o paciente necessite de soro antiescorpiônico, ele será referenciado ao CHS.

Caso necessite eliminar um animal peçonhento, utilize ação mecânica (objeto), sempre tomando cuidado de manter distância entre sua a mão e o animal. Esses animais somente picam quando são tocados e se sentem ameaçados.

A Prefeitura de Sorocaba informa que denúncias sobre escorpiões podem ser feitas por meio do canal 156 ou pelo site da Prefeitura: http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento ou, ainda, em uma das Casas do Cidadão. Também é possível registrar a ocorrência pelo WhatsApp da Ouvidoria Geral do Município, pelo número (15) 99129-2426, das 8h às 17h.


Saiba mais