Cinquenta mudas de árvores serão plantadas no RDC Vitória Régia

2 de maio de 2024 10:55

Por: Mariana Campos


Nesta sexta-feira (3), a partir das 9h, colaboradores da empresa AB Mauri Brasil, unidade Sorocaba, vão plantar 50 mudas de árvores nativas, às margens do Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) do Vitória Régia, na Rua José Martinez Peres, esquina com a Rua Orsélio Pereira, na Zona Norte de Sorocaba.

Realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) e em parceria com a AB Mauri Brasil, o plantio resulta da ação ESG, um conjunto de práticas voltadas para a preservação do meio ambiente, responsabilidade social e transparência, realizado dentro da programação da Semana do Meio Ambiente da empresa. Já o número de árvores representa os 50 anos que a unidade completa em 2024.

O plantio também faz parte dos trabalhos da Sema, ligados à conservação e promoção da arborização urbana, ampliando a área vegetada da cidade, em harmonia com o Plano Municipal de Arborização. A ação ambiental, ainda, vai ajudar a manter a qualidade e o fluxo dos recursos hídricos da cidade e, assim, contribuir para a preservação da natureza, já que as matas ciliares protegem a água das nascentes, dos córregos e dos rios.

Serão utilizadas diversas espécies de árvores nativas na ação, como ipê-amarelo, ipê-branco, ipê-verde, ipê-roxo-de-bola, ingá, pitanga, grumixama, paineira, entre outras. Uma equipe da Sema está providenciando toda a estrutura necessária para o plantio, como o transporte e a seleção das mudas produzidas no viveiro municipal, até a utilização de tutores e insumos. Já a empresa AB Mauri Brasil realizou a roçagem da área e fará a abertura dos berços para o plantio.

Mais informações sobre plantios de árvores em Sorocaba podem ser obtidas junto à Sema, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, pelo e-mail: sema@sorocaba.sp.gov.br ou pelo telefone: (15) 3219-2280.


Saiba mais