Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

‘Clube de Leitura 6.0’ é lançado em Sorocaba

7 de fevereiro de 2020 12:56

Por: Isabela Rocha e Laura Mariano (programa de estágio) - Supervisão: Tânia Franco


Estante com três prateleiras lotadas de livros
Crédito: Divulgação

50 idosos da cidade serão beneficiados com a ação

Inclusão. Palavra conhecida e muito falada nos últimos anos, ela proporciona o acesso a alguns setores da sociedade, espaços antes nunca adentrados. Com base nisso, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cidadania (Secid), e em parceria com a Fundação Observatório do Livro e da Leitura lança na próxima quarta-feira (12), o projeto “Clube de Leitura 6.0”. A solenidade acontece às 10h30, no gabinete do Executivo, no sexto andar do Palácio dos Tropeiros “Dr. José Theodoro Mendes “.

A ação acontece simultaneamente em 17 cidades do Estado e é mantida com verbas provenientes de Fundo Estadual do Idoso, vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social. O objetivo do projeto é formar grupos de leitura digital para idosos. Segundo a servidora da Divisão de Proteção Básica da Secid, Elisângela de Souza, para além de uma forma de entretenimento, o projeto oferece aos participantes a possibilidade de novos aprendizados. “O clube de leitura será uma forma de fortalecimento de vínculos e, também, uma chance de os participantes serem incluídos no mundo digital”, explicou.

O Observatório do Livro e da Leitura é uma fundação de direito privado que atua com projetos de fomento à leitura para diferentes públicos em todo território brasileiro. Já atuou em cerca de 570 cidades em todos os estados brasileiros e Distrito Federal. Em 20 anos de existência, as iniciativas para dar acesso ao livro já impactaram por volta de 400 mil pessoas.

O projeto tem previsão de 12 meses de duração e beneficiará 50 idosos em Sorocaba. Eles terão a disposição uma biblioteca digital com um acervo formado por mais de 20 mil títulos. Os participantes serão organizados em cinco grupos para encontros semanais nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) dos bairros Brigadeiro Tobias, Ipiranga e Laranjeiras e também na Chácara do Idoso e Lar São Vicente de Paulo.

Para fazer as inscrições é preciso ir a um dos CRAS indicados, com RG e comprovante de endereço. Mais informações sobre o projeto entre em contato com a Secid pelo telefone (15) 3212-6900.


Saiba mais