Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Comitê de Desenvolvimento Econômico é oficialmente lançado no PTS

1 de outubro de 2021 19:43

Por: Bruno Rodrigues


Fotos: Renata Giron / Secom Divulgação

O Comitê de Desenvolvimento Econômico foi apresentado oficialmente, na manhã desta sexta-feira (1°), no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). Composto por 27 municípios, o grupo tomará decisões conjuntas em prol da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).

O evento contou com a presença dos prefeitos Péricles Gonçalves, o Keké, de Capela do Alto; Matheus Marum, de Salto de Pirapora; Geraldo Pinto de Camargo Filho, de Piedade e Jose Carlos de Quevedo Junior, de Araçoiaba da Serra; além do diretor da Agência Metropolitana, Márcio Tomazela; e de representantes de todas as cidades que compõem o Comitê e a RMS, como: Alambari; Alumínio; Araçariguama; Boituva; Cerquilho; Cesário Lange; Ibiúna; Iperó; Itapetininga; Itu; Jumirim; Mairinque; Piedade; Pilar do Sul; Porto Feliz; Salto; São Roque; Sarapuí; São Miguel Arcanjo; Tapiraí; Tatuí; Tietê e Votorantim, mais a anfitriã Sorocaba.

Ainda, marcaram presença no encontro os secretários municipais de Sorocaba, Luiz Henrique Galvão, de Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim); Luciana Mendes, da Jurídica (SAJ); Fernanda Burattini, de Comunicação (Secom); Marcelo Regalado, da Fazenda (Sefaz); Fausto Bossolo, de Administração (Sead); Paulo Henrique Marcelo, de Planejamento (Seplan); Cleber Martins Fernandes da Costa, de Recursos Humanos (SERH); Luís Antônio Zamuner, da Cultura (Secult); Vinicius Rodrigues, da Saúde (SES); Cel. Vitor Gusmão, de Segurança Urbana (Sesu); Darwin José de Almeida Rosa, de Serviços Públicos e Obras (Serpo); Carlos Eduardo Paschoini, de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico (Semob); Clayton Lustosa, da Cidadania (Secid); além do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, da coordenadora do Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (Cadi), Jessica Pedrosa, dos vereadores de Sorocaba João Donizete; Luis Santos e Cristiano Passos e do gerente regional do Sebrae-SP, Alexandre Martins.

O prefeito Rodrigo Manga falou sobre a importância da união entre os representantes de cada cidade para angariar benefícios à região. “Não temos dúvidas de que, se trabalharmos de forma conjunta, conseguiremos melhorias grandiosas para as nossas cidades. Essa troca de informações e experiências é fundamental para o crescimento da região”, disse. “Com essa união, conseguiremos conquistar recursos, tanto na esfera estadual, como federal. Isso trará mais emprego, renda e um salto econômico para a população de todas as nossas cidades”, completou o chefe do Executivo de Sorocaba.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), Robson Coivo, apresentou detalhes de como o Comitê trabalhará. “O nosso objetivo é unir forças, descobrindo no outro como alavancar possibilidades de desenvolvimento econômico, com pensamento integrado e formulando ações em curto, médio e longo prazo, com construção coletiva.”

A metodologia de trabalho do Comitê será construída, observando os modelos administrativos de sucesso e com apoio das diversas entidades com know-how. Serão explorados temas, como: inovação, incentivos e disseminação das potencialidades da região.

Serão feitos planejamentos com observação individual e em grupo das Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças (Fofa), mapeando necessidades comuns e realizando pleitos unificados nas diversas entidades estaduais e federais. Ao final da apresentação, os participantes tiveram uma palestra com professor Luiz Almeida Marins Filho.

Contaremos com atores importantes nos setores públicos e privados, para termos, cada vez mais, agilidade, fomentando a economia local, gerando empregos e aproveitando desta estruturação que nós estamos consolidando”, salientou o prefeito de Capela do Alto, Keké.

Para o diretor da Agência Metropolitana, Márcio Tomazela, a consolidação do Comitê é fundamental para uma relação profícua e harmoniosa entre as cidades. “Sorocaba e região estão no caminho certo para crescer ainda mais economicamente. Nós, da Agência Metropolitana, nos colocamos à disposição para contribuir com esse importante trabalho quem vem sendo realizado entre os municípios da região”, declarou.

O presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Tadeu Cancellara, falou sobre o apoio que o PTS dará no desenvolvimento e inovação dos municípios que integram o Comitê. “Os prefeitos poderão usufruir a nossa estrutura. Ao ouvir as suas demandas, nós ofereceremos mentoria para startups e empresas, além da possibilidade de criar um núcleo do PTS em cada uma dessas cidades”, afirmou.

A primeira reunião técnica do Comitê está marcada para o dia 18 de outubro, às 9h, no Parque Tecnológico.


Saiba mais