Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Confira a programação nos Cemitérios Municipais no Dia de Finados

28 de outubro de 2021 15:30

Por: Michelle Alves


Saiba também os horários das cerimônias religiosas no dia 2 de novembro

 Os quatro Cemitérios Municipais de Sorocaba terão programação especial no Dia de Finados (2 de novembro) para receber a população, funcionando no horário normal de atendimento, das 8hs às 17h, bem como na segunda-feira (1) e no fim de semana que antecede à data.

Os locais estão sendo totalmente revitalizados pelas equipes da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e as obras de reforma, manutenção e limpeza estarão concluídas até o dia 30 de outubro.

Os Cemitérios da Saudade (Vila Carvalho), da Consolação (Vila Haro), da Aparecida (Aparecidinha) e Santo Antônio (Wanel Ville) terão programação especial no Dia de Finados, de modo a acolher a todos que irão prestar condolências na data. Em cada um deles, violinistas recepcionarão os visitantes, enquanto equipes da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) farão a distribuição de mudas de árvores para plantio, em simbologia à esperança e continuidade da vida.

Também, em frente à entrada principal de cada cemitério, colaboradores da Ossel distribuirão álcool em gel e duas fitas simbólicas, na qual cada pessoa poderá escrever mensagens, inclusive, para homenagear seus entes queridos. Uma das fitas será devolvida à equipe da Ossel, para compor uma grande obra, que será exposta na sede na empresa. Já, a ação da Ofebas consistirá na entrega de plantas ornamentais, igualmente simbólicas.

Equipes da Seção de Administração de Cemitérios, da Serpo, vão orientar os visitantes nos locais quanto ao uso obrigatório de máscara de proteção facial e recomendar a utilização de álcool em gel, bem como que mantenham o distanciamento social. A orientação, ainda, é que cada pessoa leve garrafa própria de água e adote medidas para se proteger, em caso de sol forte, como o uso de boné, chapéu e protetor solar, por exemplo.

De acordo com o número de visitantes verificado em anos anteriores, a expectativa é que aproximadamente 40 a 45 mil pessoas visitem os quatro cemitérios, ao longo de todo o dia. A Serpo sugere que os munícipes que visitarão os cemitérios públicos acessem o endereço eletrônico: https://servicos.sorocaba.sp.gov.br/consulta-sepultados, para obter a localização exata da sepultura de seu ente querido e, assim, ter mais comodidade, evitando fila na Administração do cemitério.

“Os quatro cemitérios estarão totalmente preparados para receber o público no Dia de Finados. Mesmo com as reformas, as visitas aos quatro cemitérios ocorrem normalmente e fica a orientação para quem puder, principalmente aqueles que têm dificuldade de mobilidade, antecipar a visita, como forma de evitar a concentração do público no feriado”, destaca o secretário da Serpo, Darwin José de Almeida Rosa.

A Serpo reforça, ainda, que as unidades da Casa do Cidadão seguem recebendo as solicitações de serviços referentes aos jazigos, que serão retomados logo após o Dia de Finados. Mais informações, tais como localização dos cemitérios municipais e contatos, podem ser acessadas pelo link: https://servicospublicos.sorocaba.sp.gov.br/destaques/cemiterios/.

 

Confira a programação de cerimônias religiosas no dia 2 de novembro:

 Cemitério da Consolação

8h – Frei Gilberto (Paróquia Santo Antônio)

10h – Frei Gilberto (Paróquia Santo Antônio)

15h – Frei Gilberto (Paróquia Santo Antônio)

Cemitério Santo Antônio

8h – Pe. Paulinho (Paróquia Divino Espírito Santo)

10h – Pe. Carlos Meira (Paróquia São José do Cerrado)

14h30 – Pe. Claudinei (Paróquia Santa Maria Madalena)

Cemitério da Saudade

8h – Pe. Almir (Paróquia São Benedito)

10h – Pe. Manoel (Paróquia Santa Rita)

15h – Pe. Wagner (Paróquia São José Operário)

10h às 16h – Templo Espiritual de Umbanda Baiano José Trindade e Cabocla Jurema

Cemitério da Aparecida (Aparecidinha – as missas serão realizadas no Santuário)

8h – Pe. Ricardo (Paróquia Santuário Nossa Senhora Aparecida)

10h – Pe. Rubens (Paróquia Nossa Senhora Aparecida)

15h – Pe. William (Paróquia Nossa Senhora da Piedade)


Saiba mais