Crianças vão plantar 30 árvores nativas no entorno de uma nascente na Vila Melges

12 de março de 2020 11:38

Por: Mariana Campos - macampos@sorocaba.sp.gov.br

Alunos do Centro de Educação Infantil “Olga Chibau Fornaziero” (CEI-52) vão participar na próxima terça-feira (17), a partir das 9h, do projeto Nascentes Modelo de Sorocaba, que envolve uma ação lúdica, visita monitorada à nascente localizada ao lado da creche, na Vila Melges, e um plantio de 30 árvores nativas no entorno do corpo d’água.

Realizadas pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), as atividades fazem parte da programação da Semana da Água, que ocorre até o dia 22 de março na cidade. A ideia das atividades é sensibilizar as crianças com relação à importância da conservação dos recursos hídricos.

A equipe de Educação Ambiental da Sema vai primeiramente realizar uma ação lúdica na escola com duas turminhas, envolvendo pintura corporal e apresentação de espécies de peixes que habitam o Rio Sorocaba. Em seguida, por volta de 10h, as crianças vão realizar a visita à nascente e fazer o plantio de 30 árvores nativas em seu entorno.

O Dia Mundial da Água foi estabelecido pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1993, para promover a consciência em todo o mundo sobre a importância deste recurso natural para a promoção da vida saudável no planeta.

Já o Dia do Rio Sorocaba foi instituído pela lei municipal nº 5.433, de 10 de setembro de 1997, com o objetivo de ampliar o universo de conhecimento sobre a importância da recuperação do Rio Sorocaba e da preservação dos mananciais. A data também faz parte do Calendário Oficial de Datas Alusivas ao Meio Ambiente, instituído pela lei municipal nº 8.812, de 15 de julho de 2009.

O CEI-52 está localizado na Rua Francisco Loureiro, 526, na Vila Melges. Mais informações sobre o projeto Nascentes Modelo de Sorocaba podem ser obtidas pelo e-mail sema@sorocaba.sp.gov.br.