Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Curso de férias terá super-heróis para ensinar crianças sobre a conservação da natureza

17 de janeiro de 2020 17:10

Por: Mariana Campos - macampos@sorocaba.sp.gov.br


O Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira” receberá a partir de segunda-feira (20), 40 crianças para a programação lúdica do curso de férias “Aquagito”. As atividades ocorrerão até sexta-feira (24), entre 8h30 e 12h, e visam apresentar aos pequenos algumas espécies de animais e a importância deles na natureza, utilizando como estratégia personagens de super-heróis de desenhos infantis.

Realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), o Aquagito contará com diversas atividades lúdicas, como oficinas, trilha, bate-papo e brincadeiras.

O objetivo da Secretaria do Meio Ambiente é aproveitar esta época de recesso escolar para ensinar crianças um pouco mais sobre meio ambiente. A ideia é proporcionar a eles um lazer educativo em contato com a natureza, estimulando uma infância saudável, por meio de atividades lúdicas que despertam para o protagonismo e o cuidado com o meio ambiente.

“As crianças são ávidas por descobertas e têm um grande interesse pelos elementos da natureza. Vamos apresentar a elas alguns animais que tem relação direta com super-heróis de desenhos infantis. Por exemplo: vamos fazer um paralelo do morcego com o Batman e a Batgirl; das aranhas com o Homem-Aranha e a Mulher-Aranha; das aves de rapina com o Gavião Arqueiro; e dos peixes com o Aquaman e a Mera, como protetor dos mares”, explica a educadora da Sema, Viviane Rachid.

No primeiro dia (20), as crianças serão recepcionadas pelas equipes da Sema e do Saae, que vão apresentar o tema do curso de férias aos participantes. Na sequência, já divididos em grupos, eles participarão de uma trilha para conhecer a floresta do parque e seus moradores. A garotada também participará de um bate-papo sobre os Morcegos e a sua profissão e ainda vão aprender a fazer uma bola de semente. Cada dia um super-herói será trabalhado.

Para encerrar, na sexta-feira, a equipe de Educação Ambiental programou uma sessão de cinema dos super-heróis e uma Festa a Fantasia. O Parque da Água Vermelha está localizado na rua România, 150, no Jardim Europa. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3221.6643.


Saiba mais