Defesa Civil de Sorocaba é contemplada com mais um kit de novos equipamentos por meio de emenda parlamentar

25 de novembro de 2021 19:35

Por: Michelle Alves

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Sorocaba (Compdec) recebeu, durante solenidade nesta quinta-feira (25), mais um kit de novos equipamentos para auxiliar no atendimento a ocorrências no município. O ato aconteceu no Centro Operacional da Guarda Civil Municipal (GCM), ligada à Secretaria de Segurança Urbana (Sesu).

Estiveram presentes na ocasião o secretário de Segurança Urbana de Sorocaba, Coronel Vitor Gusmão, representando o prefeito Rodrigo Manga; o Cap. Vale, representando o Major PM do Corpo de Bombeiros, Ivan Godinho; o coordenador da Defesa Civil de Sorocaba, Fábio Camargo; a Major PM Cláudia Andrea Bemi, representando o secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, Cel. Alexandre Moncruz Romanek; o vereador Dylan Dantas e o deputado estadual Douglas Garcia.

A Defesa Civil de Sorocaba recebeu mais um aparelhamento, no valor total de R$ 100 mil, composto por um veículo pick-up Fiat Strada 0 km, um bote inflável, equipamentos de combate a incêndio, tenda, gerador elétrico, motosserra e um conjunto de holofotes. O kit entregue nesta quinta-feira foi destinado por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Douglas Garcia.

Os equipamentos foram adquiridos pelo Governo do Estado de São Paulo, via programa de Reaparelhamento das Coordenadorias de Proteção e Defesas Civis Municipais.

No último dia 16, a Defesa Civil já havia recebido um primeiro kit, com as mesmas especificações e valor, proveniente de emenda parlamentar do deputado estadual Danilo Balas e também adquirido por meio de programa estadual.

“Agradeço todos os envolvidos, funcionários, vereador Dylan e deputado Douglas Garcia, que nos possibilitaram receber estes ótimos equipamentos, que servirão para proteção e mitigação do dano patrimonial da população de Sorocaba. Também parabenizo a Casa Militar pelo zelo e pela equipe que orientou, prontamente, e conseguiu um material de ótima qualidade”,  disse Fábio Camargo, coordenador da Defesa Civil de Sorocaba.

A Major PM Cláudia Andrea Bemi, da Casa Militar, frisou que a Defesa Civil do Estado de São Paulo já conseguiu, em 2021, entregar R$ 42 milhões em equipamentos aos municípios. “Nós nos empenhamos muito para fazer jus aos empenhos que os deputados depositaram na Casa Militar e na Coordenadoria Estadual de Proteção. Como sabemos, é necessário prevenir e agir imediatamente, assim como Sorocaba tem feito e vai continuar fazendo”, afirmou.

“É um prazer ajudar a cidade de Sorocaba. Vocês confiaram em mim, por isso, me sinto na obrigação de dar uma resposta, ajudando nesta área de segurança pública e defesa civil. É essencial que instituições, como esta, tenham estruturas adequadas para atender ao município, principalmente Sorocaba, que é tão importante para o estado de São Paulo”, frisou o deputado Douglas Garcia.

“Sorocaba é uma cidade onde todos os agentes juntos fazem mais pelo bem do cidadão sorocabano. Sempre avançando na proteção e no cuidado com a população. A Defesa Civil de Sorocaba continua empenhada nesta atuação e a parceria com o Corpo de Bombeiros é perfeita. Essa união é muito positiva e sempre quem ganha é o povo sorocabano”, concluiu o Cel. Vitor Gusmão, secretário de Segurança Urbana de Sorocaba.

Fotos: Michelle Alves – Secom/Divulgação