Dia Mundial do Meio Ambiente tem programação especial em Sorocaba

31 de maio de 2023 16:20

Por: Mariana Campos


A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), realizará, de 3 a 7 de junho, a Semana do Meio Ambiente, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). A programação tem início neste sábado (3), das 10h às 14h, com a Feira do Meio Ambiente, no Centro da cidade, com diferentes atividades voltadas a pessoas de todas as idades, além do encontro do Coaves Kids (Clube Infantil de Observadores de Aves), a partir das 8h30, no Parque Natural “Chico Mendes”.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas), para sensibilizar e encorajar ações no mundo todo em prol da proteção ambiental. Em Sorocaba, a inciativa faz parte do calendário oficial de datas alusivas ao meio ambiente, conforme prevê a Lei Municipal nº 8.812, de 15/07/2009.

A programação da Semana do Meio Ambiente ainda atende à Campanha Junho Verde (Lei Federal nº 14.932/2022), que tem como objetivo conscientizar a população acerca da importância da conservação dos ecossistemas naturais e de todos os seres vivos, além do combate à poluição e do uso consciente dos recursos naturais, para as presentes e as futuras gerações.

Feira do Meio Ambiente no Centro

A atividade ocorrerá neste sábado (3), das 10h às 14h, na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro de Sorocaba. A programação contará com a parceria do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae/Sorocaba), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e da Secretaria da Saúde (SES).

Uma das atividades será a feira de adoção de cães e gatos, adultos e filhotes, do programa “D + uma chance, adote uma vida!”, uma campanha permanente de adoção responsável de animais de estimação da Sema. Todos os animais adultos disponibilizados para adoção responsável são castrados, microchipados, vacinados e vermifugados. Já, os filhotes estão vacinados e vermifugados e todos sairão com vaga de castração gratuita, para quando atingirem a idade mínima necessária para o procedimento.

Outra atividade da Sema será a doação de mudas de árvores, com o intuito de estimular os moradores a plantarem árvores em calçadas e quintais e, assim, ajudarem na ampliação da área total vegetada da cidade, em consonância com o Plano Municipal de Arborização Urbana, ou a cultivarem espécies vegetais, cujo consumo traz inúmeros benéficos para a saúde.

No local, estarão disponíveis mil mudas de diferentes espécies, como graviola, ipê-amarelo, jacarandá-de-minas e araçá-amarelo, além de pimenta biquinho, erva-doce, ora-pró-nobis e maranta, esta última ornamental. Os funcionários da Sema auxiliarão os moradores a escolherem a espécie mais adequada para a sua necessidade, assim como fornecerão informações importantes, como as características de cada espécie, época da sua floração e a altura máxima que cada uma atinge.

A população também poderá conferir a exposição de animais taxidermizados (“empalhados”) da Sema, que apresentará diferentes espécies da fauna que existem na região de Sorocaba, como irerê, ratão-do-mato, garça-branca, tamanduá-bandeira, tatu-galinha, jabuti, teiú, entre outras, além de suas características e curiosidades.

Profissionais da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal também estarão na Praça Coronel Fernando Prestes para apresentar aos munícipes a importância do licenciamento ambiental para a natureza e o bem-estar das pessoas, bem como a respeito das normas de poda e supressão de árvores, as blitze de controle de ruído emitido por escapamentos de motocicletas, que são realizadas de forma permanente na cidade, combate a queimadas e bem-estar animal.

Já, a equipe de Educação Ambiental do Saae/Sorocaba estimulará a população a refletir sobre o meio ambiente, principalmente com relação ao uso consciente da água, um dos recursos naturais mais importantes do planeta e a necessidade de sua preservação, assim como de toda a natureza.
Os munícipes que forem ao local ainda poderão destinar equipamentos eletrônicos de informática, já sem uso, ao projeto Metareciclagem, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), e aprender o quanto é essencial que esses materiais não sejam descartados no lixo comum e, sim, encaminhados à destinação ambientalmente adequada.

O descarte incorreto de lixo eletrônico pode provocar danos ao meio ambiente e à saúde das pessoas. Isso porque esses equipamentos têm uma composição química com substâncias tóxicas, que podem gerar contaminação do solo, do lençol freático (águas subterrâneas) e do ar, evitando, assim, a degradação do meio ambiente e preservando a saúde das pessoas, da fauna e flora.

Todos os itens são recuperados pelo Metareciclagem nos cursos de capacitação da Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios (Uniten) e são encaminhados ao Fundo Social de Solidariedade (FSS), para doação a entidades assistenciais cadastradas. Os itens que realmente não têm utilização são encaminhados às cooperativas da cidade, gerando renda aos seus associados, materiais, esses, que são encaminhados à logística reversa.

Já, a Secretaria da Saúde (SES) levará à Feira do Meio Ambiente uma exposição da Divisão de Zoonoses, sobre prevenção e combate à dengue e outras doenças.

Coaves Kids no Parque Natural “Chico Mendes”

Também no sábado (3), a partir das 8h30, será realizado o encontro gratuito do Coaves Kids, ação de Educação Ambiental realizada pela Sema e pelo Clube de Observadores de Aves de Sorocaba (Coaves), voltada a crianças de 6 anos ou mais. O objetivo é reunir as crianças que gostam de aves, têm interesse em procurá-las, observá-las, ouvi-las e conhecer mais sobre as características das espécies, suas curiosidades e papel ecológico.

Em uma manhã divertida e de aprendizado sobre a importância da preservação da natureza, as crianças terão a oportunidade de aprender mais sobre a relação entre as sementes e as aves. Para isso, a Sema e o Coaves prepararam uma exposição com diferentes tipos de sementes, plantio de mudas de árvores, bate-papo educativo, além da tradicional “passarinhada” pelo Parque “Chico Mendes”.

Não é necessária inscrição prévia e o ideal é que as crianças vistam roupas discretas (tons neutros, para não “espantar” as aves com as cores fortes) e confortáveis, além de usar sapato fechado ou tênis, boné e protetor solar. Os participantes também podem levar uma garrafinha de água e um lanche para o piquenique.

O Parque “Chico Mendes” está localizado na Avenida 3 de Março, 1.025, no Alto da Boa Vista. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: sorocaba.sema@gmail.com.

Plantio, Clube Ecológico “Roda Viva” e visita monitorada no Zoo de Sorocaba

Já, na segunda-feira (5), das 9h às 11h30, a Sema realizará um plantio de 200 árvores, em uma área pública localizada na esquina da Rua Victorio Escabia com a Rua Osório Antônio, no Parque Vitória Régia, com a participação de alunos da E.E. “Sarah Salvestro”. A ação é aberta a todos os interessados em participar e é recomendado que as pessoas usem chapéu ou boné, além de protetor solar.

A iniciativa tem como objetivo promover a arborização urbana. As árvores são as responsáveis por regular a temperatura ambiente, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, absorvem ruídos, reduzem a circulação do vento, controlam a erosão do solo, renovam o oxigênio do ar e filtram as partículas sólidas em suspensão, provenientes de agentes poluidores.

Na terça-feira (6), das 9h às 11h30, a terceira idade poderá participar do encontro especial e gratuito do Clube Ecológico da Melhor Idade “Roda Viva”, no Parque da Biquinha, localizado na Avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112, no Jardim Emília. Na ocasião, os idosos vão aprender mais sobre as abelhas, que são insetos de extrema importância para os ecossistemas, pois são grandes polinizadoras e mantêm a sobrevivência de muitas plantas no Planeta Terra.

Por fim, para encerrar a ampla programação da Semana do Meio Ambiente, na quarta-feira (7), no período da tarde, alunos da E.E. “Monsenhor João Soares” participarão de uma visita monitorada especial ao Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”. Lá, eles terão a oportunidade de conhecer diferentes espécies da fauna e o importante trabalho realizado pela instituição sorocabana, envolvendo educação ambiental, pesquisa, bem-estar animal e lazer, que são as cinco funções de um zoológico moderno.

O “Quinzinho de Barros” está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência. Mais informações sobre visitas monitoradas no Zoológico Municipal podem ser obtidas, de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30, pelo telefone (15) 99115-4936 ou pelo e-mail: agendamentozoo@sorocaba.sp.gov.br.


Saiba mais