Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Dia Mundial Sem Carro terá atividades educativas nesta quinta-feira (22) em Sorocaba

21 de setembro de 2022 17:33

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)


A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob), em parceria com a Urbes – Trânsito e Transportes, programou atividades nesta quinta-feira (22) para divulgar e destacar o Dia Mundial sem Carro. As iniciativas também fazem parte da Semana Nacional de Trânsito, que, neste ano, trabalha a temática “Juntos Salvamos Vidas”, cujos eventos na cidade ocorrem de 18 a 25 de setembro.

A principal ação nesta quinta-feira será a blitz educativa “Um dia sem carro”, na Avenida Dom Aguirre, altura do Parque das Águas, das 9h às 11h. Haverá abordagens a condutores (em motos e carros) e entrega de material informativo.

“O objetivo é conscientizar sobre o uso responsável do veículo, promovendo, ainda, o incentivo à utilização de meios alternativos de deslocamento, sobretudo a bicicleta”, explica o secretário da Semob, Carlos Eduardo Paschoini.

A iniciativa contará com o apoio de parceiros da iniciativa privada, como a concessionária CCR, que vai alertar sobre a utilização de rodovias por parte de ciclistas, dando dicas de como trafegar com segurança. Assim como da empresa Mobhis Automação Urbana Ltda., que opera o sistema Integrabike e cuja equipe mostrará como funciona o serviço gratuito de bicicletas públicas compartilhadas em Sorocaba. Integrantes do grupo “Amigas do Pedal” também estarão no local, incentivando o uso da bicicleta.

Paralelamente, a Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) aproveitará a ocasião para doar mudas de árvores à população, uma vez que a data coincide com o início da primavera. Tal ação também integra a Semana da Árvore, com programação especial de 17 a 24 de setembro e que marca a passagem do Dia da Árvore (21 de setembro).

No período da tarde, das 13h30 às 15h30, a segunda ação do dia, intitulada “Limite de Velocidade – Pit Stop”, será realizada na Praça 9 de Julho, região central da cidade. “Neste caso, a conscientização será diretamente aos motoristas de carros e caminhões, para evidenciar o respeito aos limites de velocidade no trânsito e em manter distanciamento adequado dos ciclistas, colaborando para um trânsito sempre mais seguro”, complementa a gerente de Educação para o Trânsito da Semob, Cibele Soares.

A programação completa da Semana Nacional de Trânsito, assim como da Semana da Árvore, pode ser conferida nas mídias sociais da Prefeitura de Sorocaba (@prefeituradesorocaba).

 


Saiba mais