Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Estudantes, instituições de ensino e empresas participam da edição 2021 do Desafio 4.i

15 de outubro de 2021 12:24

Por: Secom


O programa Desafio 4.i, que tem como objetivo buscar soluções inovadoras para os problemas apresentados pelas indústrias, organizado pelo Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) e pelo Centro de Excelência em Tecnologia (CET 4.0), traz, na edição deste ano, 115 estudantes inscritos, 11 instituições de ensino e nove empresas.

Até o dia 21 deste mês, as equipes estarão formadas e, na sequência, começam a buscar soluções para os 11 desafios apresentados nas áreas de eficiência energética; eficiência de equipamentos; desenvolvimento ou melhoria de produtos, equipamentos e dispositivos; desenvolvimento de aplicativos, entre outros. Para tanto, os estudantes serão orientados por 22 mentores técnicos.

A resolução dos problemas deve ser apresentada até o dia 24 de outubro. No entanto, o programa se estende até 26 de novembro, quando haverá a premiação das equipes. “O Desafio Estágio 4.i estimula a inovação, a qualificação de talentos, o desenvolvimento das empresas e, assim, contribui para a consolidação de uma indústria mais forte e competitiva”, explica o coordenador de inovação do PTS e do CET 4.0, Bruno Leite.

O programa será realizado de forma totalmente on-line e a metodologia será aplicada pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), que integra a indústria e as instituições de ensino, com a finalidade de levar o conhecimento acadêmico às empresas e aprimorar a gestão e a educação empresarial.

O Desafio 4.i é o primeiro a ser organizado pelo Centro de Excelência em Tecnologia 4.0 desde a sua inauguração, em 26 de junho deste ano, na presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, e do prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga. “Desenvolver ações que promovam o aumento da produtividade e a melhoria da competitividade das indústrias, por meio da difusão e disponibilização de tecnologias 4.0, é a missão do CET 4.0”, ressalta o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Tadeu Cancellara.


Saiba mais