Educação de Sorocaba lança Programa “Ao Redor da Ibero-América 2026” e amplia ações de sustentabilidade nas escolas

17 de abril de 2026 16:09

Por: Rose Campos


Fotos: Divulgação/Sedu

A Secretaria da Educação (Sedu) de Sorocaba realizou, no Centro de Referência em Educação (CRE), o lançamento do programa “Ao Redor da Ibero-América 2026”, iniciativa da Veolia que promove a educação ambiental entre estudantes da rede pública.

O evento contou com a participação de gestores das unidades escolares envolvidas na iniciativa e supervisores de ensino da rede municipal, reforçando o caráter colaborativo e o alinhamento pedagógico do programa.

A ação é desenvolvida em parceria com a rede municipal de ensino e, nesta edição, envolve cerca de 550 estudantes de cinco unidades escolares. O programa tem como objetivo despertar a consciência ambiental nas novas gerações, por meio de atividades pedagógicas que conectam conhecimento científico, reflexão e práticas sustentáveis.

Em 2026, o tema trabalhado será “Guardiões da Água – Aprendendo a cuidar desse recurso com a Veolia”, destacando a importância da preservação dos recursos hídricos e incentivando atitudes responsáveis no cotidiano. Ao longo da jornada, os estudantes terão acesso a materiais didáticos e desenvolverão projetos que concorrerão em nível nacional, em uma iniciativa que, desde 2012, conecta jovens talentos de toda a América Latina.

A gestora de desenvolvimento institucional da Secretaria da Educação, Flávia Arruda, ressaltou a relevância da iniciativa para o processo educativo. “Participar de um programa como este amplia o olhar dos nossos estudantes e fortalece o papel da escola como espaço de formação integral. É uma oportunidade de desenvolver, na prática, valores como responsabilidade, consciência ambiental e protagonismo, especialmente em um tema tão essencial como o cuidado com a água”, destacou.

Durante o evento, também foi formalizada a parceria entre o município e a empresa, por meio da assinatura do termo de cooperação, marcando o início oficial das atividades.

O secretário da Educação, Fernando Marques, enfatizou a importância de iniciativas que conectam a educação aos desafios contemporâneos. “Estamos fortalecendo uma educação que dialoga com o presente e prepara nossos estudantes para o futuro. O programa ‘Ao Redor da Ibero-América’ amplia o trabalho desenvolvido nas escolas e reforça o compromisso da rede municipal com a sustentabilidade, a inovação e o protagonismo estudantil”, afirmou.

A representante da Veolia no Brasil também destacou o papel da parceria com o município e da atuação das equipes escolares para o sucesso do programa, reconhecendo o empenho dos gestores, professores e do apoio pedagógico na implementação das ações. O ‘Ao Redor da Ibero-América’ busca conscientizar crianças e, por consequência, suas famílias, sobre a importância do cuidado que devemos ter com o meio ambiente, incentivando a preservação dos recursos naturais e seu uso responsável. Por meio dessa iniciativa, promovemos o engajamento das novas gerações na transformação ecológica necessária para o desenvolvimento sustentável. Ao realizar essa ação na região de Sorocaba, onde a Veolia atua, reforçamos nosso compromisso com o apoio ao desenvolvimento das comunidades locais, contribuímos para fortalecer a consciência ambiental e impulsionamos o desenvolvimento do município, com foco no crescimento socioeconômico da população”, diz Henrique Nicoletti, diretor de Operações Nordeste e Sudeste da empresa.

Ao fim do encontro, foi realizada a assinatura simbólica do termo de cooperação, seguida da foto oficial que marcou o lançamento da edição 2026. Os participantes também compartilharam um momento de integração, reforçando o compromisso coletivo com a construção de um futuro mais sustentável.


Saiba mais