Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Em dois dias de ações, UBS Habiteto realiza 200 testes para diagnosticar hepatites B e C

31 de julho de 2021 12:42

Por: Marcelo de Almeida Jr


 

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção contra as hepatites virais, a Secretaria de Saúde (SES), por meio da UBS (Unidade Básica de Saúde) Habiteto, realizou, no dias 28 e 29 de julho, duas ações com testes rápidos para diagnosticar as hepatites B e C. Um total de 200 testagens foram feitas, referentes à “Campanha Julho Amarelo”, na Avenida Chico Xavier, no Habiteto, das 13h às 16h.

De acordo com a a coordenadora da UBS Habiteto, Sulamita Camargo, foram ofertados 100 testes para diagnosticar a hepatite B e outros 100 para identificar a hepatite C. “Nessa ação de testagem externa no território do Habiteto, felizmente não houve testes positivos. Dessa forma, aproveitamos para reforçar as orientações preventivas sobre as hepatites virais”, explica.

As pessoas que não conseguiram fazer o teste durante a campanha podem procurar o CTA/SAME (Serviço de Atendimento Municipal Especializado), que fica situado à Rua Manoel Lopes, 220, na Vila Hortência, e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. Outra opção é procurar uma unidade de saúde pública municipal, dentro do horário de funcionamento, como UBSs, UPHs, PAs ou UPA.

Os testes rápidos são simples. É coletada uma gota de sangue da ponta do dedo e o resultado já fica pronto entre 15 e 20 minutos após, servindo para diagnosticar os casos de hepatites B e C.

 


Saiba mais