Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Em um ano, Prefeitura de Sorocaba realizou mutirões da saúde e diversas ações de combate à Covid-19

12 de agosto de 2020 17:10

Por: Marcelo de Almeida Júnior - marcalmeida@sorocaba.sp.gov.br


Prestes a completar seus 366 anos, Sorocaba registra 5.144 atendimentos em dois mutirões da saúde, organizados no período de um ano. Além disso, a cidade fortaleceu sua assistência médica para combater a pandemia do novo coronavírus.

Em agosto de 2019, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), realizou o ‘Dia D’ do Mutirão da Saúde. Os atendimentos foram realizados nas 32 Unidades Básicas de Saúde; Policlínica Municipal “Edward Maluf”; ônibus Azul e Rosa, no Serviço de Assistência Municipal Especializada (SAME) e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), além dos hospitais GPACI, Santa Lucinda e Santa Casa. A ação totalizou 4.452 atendimentos à população.

Já em novembro do mesmo ano, a prefeitura organizou outro mutirão também com o objetivo de reduzir a fila de espera pelos atendimentos médicos. Em alusão à campanha Novembro Azul, foram oferecidas consultas urológicas; proctológicas, dermatológicas e odontológicas. Além de ultrassons de próstata, pequenas cirurgias e cirurgias de vasectomia, num total de 692 atendimentos realizados em dois dias de ação.

Ações de combate à Covid-19

Antes da cidade ter seu primeiro caso confirmado da Covid-19, em 24 de março, a Prefeitura de Sorocaba anunciou que criaria um hospital de campanha para atender pacientes leves e intermediários acometidos pela doença. O Hospital de Campanha “Douglas Barbosa de Medeiros” começou a funcionar no dia 25 de maio com uma estrutura para até 84 leitos.

Pensando nos atendimentos de alta complexidade, a Prefeitura ainda contratou 50 leitos Covid no Hospital Santa Casa, sendo 10 clínicos e 40 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Outra medida para auxiliar a esses atendimentos foi a contratação de 10 ambulâncias Covid para o atendimento de transporte de pacientes confirmados e suspeitos do novo coronavírus.

Durante a pandemia e a importância do isolamento social, a cidade criou dois serviços telefônicos para atender a população. O primeiro foi o ‘Tele Corona’ com o objetivo de esclarecer dúvidas à população sobre o novo coronavírus e evitar que pessoas buscassem atendimento nas unidades de saúde sem necessidade.

Já o outro serviço telefônico, batizado de ‘Escuta Acolhedora’, oferece atendimento emocional às pessoas impactadas pelo isolamento social e pelos danos psíquicos causados em decorrência da pandemia de Covid-19. A assistência é feita por psicólogos e terapeutas ocupacionais.

Projetos sobre pandemia aprovados pelo Ministério da Saúde

Sorocaba teve nove projetos aprovados pelo Ministério da Saúde que demonstram a capacidade dos profissionais da área de reagir à pandemia, oferecendo respostas adequadas à realidade da cidade. Os trabalhos inscritos foram aprovados na primeira fase do Prêmio APS Forte no SUS – no combate à pandemia, que conta com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde da Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil.

Segundo a organização do prêmio, mais de 1,6 mil experiências desenvolvidas pela Atenção Primária à Saúde em todos os estados do país se inscreveram. Até o momento, 568 trabalhos foram aprovados, sendo 9 desenvolvidos pelos servidores da Secretaria Municipal da Saúde.

Sorocaba também foi a terceira do Estado de São Paulo com mais trabalhos aprovados, ficando atrás apenas da capital e de São Bernardo do Campo. “Isso demonstra que a Secretaria da Saúde trabalha de forma harmoniosa com todos os seus setores no combate dessa pandemia”, ressalta o secretário da Saúde, Ademir Watanabe.

Trabalhos aprovados:

Diretrizes para Organização das Unidades Básicas de Saúde no município de Sorocaba no Enfrentamento ao COVID-19;

O papel do Agente Comunitário de Saúde na pandemia da Covid-19, como ele entre a USF e os usuários em situação de vulnerabilidade (pacientes crônicos, idosos, crianças e gestantes);

Telecorona: Teleatendimento, Busca Ativa e Monitoramento de Sintomáticos Respiratórios no município de Sorocaba;

A importância da comunicação comunitária no combate à Covid-19;

Acompanhamento das síndromes gripais leves através de notificações on-line;

Criação de Ficha de Notificação Municipal para Síndromes Gripais e Busca de Novos Vulneráveis;

Escuta Acolhedora: as letras podem ganhar forma, mas é no ouvido que nascem as emoções;

A Intersetorialidade e Participação Popular no Combate à Pandemia no município de Sorocaba;

Capacitação de profissionais multiplicadores da Atenção Básica em Urgência Emergência nos seus cenários de prática: Unidades Básicas de Saúde do município de Sorocaba.

23 respiradores

Outra conquista importante durante a pandemia foi o recebimento de 23 respiradores do Governo do Estado para utilização em leitos de UTI e de estabilização. Do total, 10 foram enviados à Santa Casa, 6 para o Hospital de Campanha e 7 às Unidades de Urgência e Emergência do município. A ventilação mecânica é fundamental no tratamento dos casos mais graves de infecção pelo novo coronavírus, quando os pacientes apresentam dificuldades respiratórias.

3 dias consecutivos sem mortes e quase 12 mil curados

Diante das inúmeras ações de combate à Covid-19 implantadas precocemente em Sorocaba, nesta quarta-feira (12) a cidade atingiu três dias consecutivos sem mortes, vem reduzindo diariamente a ocupação de leitos nos hospitais e já possui 11.858 curados.


Saiba mais