Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Equipes da Prefeitura e do Saae/Sorocaba atuam na remoção das plantas aquáticas do lago do Parque das Águas

27 de julho de 2022 17:37

Por: Mariana Campos


A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), com o apoio da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), iniciou os trabalhos para a remoção de plantas aquáticas no lago do Parque das Águas, localizado no Jardim Abaeté.

“São 12 profissionais da Sema e do Saae envolvidos na ação de limpeza, além de maquinários para que sejam removidas, o mais rapidamente possível, as plantas aquáticas do lago”, afirma o secretário da Sema, Thiago Santoro.


Paralelamente, equipes no solo e em embarcações da Sema e do Saae, de forma manual, utilizam um bambu preso a uma corda, delimitando a área já limpa e, consequentemente, arrastando a vegetação a ser retirada para um ponto do lago que esteja ao alcance da retroescavadeira.


Esse foi o mesmo sistema já adotado com sucesso pelo Município para realizar a limpeza nos lagos do Parque das Águas e na Bacia de Contenção do Abaeté, quando também ocorreu essa mesma proliferação das plantas aquáticas, entre setembro e outubro do ano passado e em março deste ano.


Toda a vegetação removida do lago será devidamente descartada no Aterro de Inertes pela Secretaria de Serviços Públicos e Obras, em um caminhão com capacidade para até seis metros cúbicos, também utilizado na operação.

Uma equipe da Prefeitura e o Corpo de Bombeiros estiveram, na semana passada, no Parque Vitória Régia, onde também foi registrada a existência de plantas aquáticas no lago, para medir a profundidade atual do corpo d`água e levantar todas as necessidades para a remoção da vegetação. O serviço já será feito pelas equipes e máquinas na sequência do término do trabalho que está sendo realizado no lago do Parque das Águas.


Saiba mais