Escola de Formação da GCM de Sorocaba inicia treinamento de guardas para atuar em Boituva e Laranjal Paulista

22 de janeiro de 2024 17:42

Por: Luis Gustavo Peres Adabro


Fotos: Carlos Sales

Por: Luís Gustavo Adabro

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), realizou solenidade para oficializar o início do curso que vai capacitar 44 guardas municipais, para atuarem nas cidades de Boituva e Laranjal Paulista, além dos GCMs de Sorocaba que ingressaram na classe especial por meio de concurso interno. O ato, na manhã desta segunda-feira (22), ocorreu na sede da Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização (Efae) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba.

O Curso de Formação Básica para GCM, mediante convênio assinado com as Prefeituras dessas localidades, prosseguirá até o dia 12 de junho, totalizando 800 horas de aula. São 37 guardas de Boituva, sete de Laranjal Paulista e mais seis da classe especial da GCM de Sorocaba, que receberão ensinamento técnico-profissional, necessário ao exercício do ofício da função, seguindo matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública, para formação básica em Segurança Pública para Guardas Municipais.

Também esteve presente o comandante da GCM de Sorocaba, Davi Dutra e o subcomandante da GCM, Regis Alonso. Representando a GCM de Boituva, participaram do evento o comandante Ayr Daniel Paschoal Grillo, além do subcomandante Ismael Ferrari e, representando Laranjal Paulista, esteve o subcomandante Marcos Moreira.

“A Matriz Curricular Nacional para a Formação das Guardas Municipais tem o objetivo de enfatizar a atuação das Guardas Municipais na prevenção da violência e criminalidade, destacando o papel dos Municípios, assim como estabelecer diretrizes e princípios que norteiem a atuação das GCMs no País, respeitando e considerando as especificidades regionais”, explica o comandante da GCM de Sorocaba, Davi Dutra.

Sobre a Efae

A Efae, no ano passado, graduou 38 guardas civil para atuar em quatro cidades da Região Metropolitana: Pilar do Sul, Capela do Alto, Salto de Pirapora e Iperó. A solenidade de formatura de formatura foi no auditório do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS).

Durante o treinamento, os GCMs recém-formados participaram, inclusive, de estágio em plantões de polícia e atuaram em eventos no município de Sorocaba, como a Festa Junina Beneficente e o Dia das Crianças, sempre supervisionados por instrutores, a fim de colocar em prática os ensinamentos adquiridos em sala de aula.

A Efae adota um modelo moderno de ensino em Polícia Administrativa de Aproximação e Proteção Comunitária, com corpo docente composto por instrutores próprios e convidados, cada qual com excelência de conhecimento e notório saber na disciplina que ministra. A unidade opera na Rua Gustavo Ângelo Alvarenga, 634, Jardim Ana Maria, espaço que foi totalmente revitalizado, neste ano, e que conta com instalações modernas e adequadas para o treinamento de guardas civis municipais de Sorocaba e região.

Segundo o regimento interno da GCM, é principio fundamental da Efae, dentre outros, a formação acadêmica com primazia e zelo, além do berço da boa e ilibada norma de conduta da Corporação. A Efae começou em 2003, como escola de formação, mas, antes disso, já atuava como Núcleo de Capacitação Técnica. Agora, estabelece-se como verdadeira Academia Metropolitana de Guardas Civis, conveniada à Polícia Federal e com respaldo de todas as demais forças policiais.


Saiba mais