Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Espetáculo “A Paixão de Cristo” emociona milhares na noite desta sexta-feira (15)

16 de abril de 2022 13:02

Por: Bruno Rodrigues


Fotos: Bruno Rodrigues, Danilo Santos e Thiago Delmonde/ Secom Divulgação

Quem compareceu ao Parque dos Espanhóis para conferir, gratuitamente, o espetáculo “A Paixão de Cristo”, na noite desta sexta-feira (15), emocionou-se com a tradicional apresentação. De acordo com a Guarda Civil Municipal (GCM), cerca de 2.000 pessoas assistiram à apresentação.

Com direção de Alexandro Giovanni, presidente da Casa de España Sorocaba “Dom Felipe II”, e direção artística de Mario Pérsico, a peça, que contou com 120 pessoas envolvidas, apresentou 12 cenas de momentos marcantes da vida de Jesus Cristo: Anunciação do anjo à Maria; Nascimento de Jesus; Batismo; Milagres; Sermão da Montanha; Entrada triunfal de Jesus em Jerusalém; Santa Ceia; Lava-pés; Traição de Judas; Horto das Oliveiras (Prisão de Jesus); Julgamento e Condenação e Ressurreição.

Após esses episódios, a Via Crucis percorreu as ruas do bairro, mostrando outros momentos importantes, que vão desde o instante em que Jesus recebe a cruz para carregar em direção ao Calvário até o seu sepultamento e ressurreição, ato final que contou com um espetáculo de luzes coloridas, arrancando aplausos e lágrimas do público presente.

“Reviver esses momentos é um presente para a população sorocabana. Além de proporcionar uma ocasião de fé, esse espetáculo, que volta após dois anos de interrupção, em função da pandemia, demonstra que a cidade está, cada vez mais, voltando à normalidade, inclusive no setor cultural”, comemorou o secretário da Cultura (Secult), Luiz Antonio Zamuner.

Representando o prefeito Rodrigo Manga na ocasião, o secretário de Mobilidade (Semob), Carlos Eduardo Paschoini, destacou todo trabalho envolvido em prol do espetáculo. “Parabenizamos a todos os envolvidos nesse trabalho conjunto, que envolveu logística, segurança e organização no trânsito para que os participantes pudessem ter uma bela noite de fé e reflexão”, disse.

O evento foi realizado pela Casa de España Sorocaba, com apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), e da Paróquia São Francisco de Assis, da Vila Assis. Participaram da cerimônia de abertura, além dos secretários Luiz Antonio Zamuner, da Cultura, e Carlos Eduardo Paschoini, de Mobilidade, a secretária Fernanda Burattini, de Comunicação (Secom), o Pe. Fernando Henrique Giuli Batista, da Paróquia São Francisco de Assis, e o vereador Fábio Simoa, que igualmente participou da encenação do espetáculo, no papel de um soldado romano.

Em uma noite presenteada pela companhia de uma linda lua cheia, a peregrinação da Via Crucis percorreu, com o apoio da Urbes – Trânsito e Transportes e da Guarda Civil Municipal (GCM), a Rua João Francisco Neves, Rua Marquês de Itu, Rua Campos Salles, Rua Venezuela, Rua José Maria Moreira, Rua Mantiqueira, Rua Montevidéo e Rua Guianas, encerrando-se no Morro do Garrido, no bairro Parada do Alto.

“Essa apresentação, que começou há 40 anos na Vila Assis, ajuda-nos a impulsionar valores, para que possamos ter fé e sermos pessoas melhores no nosso dia a dia”, destacou o Pe. Fernando Henrique Giuli Batista, da Paróquia São Francisco de Assis.


Saiba mais