Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Estão abertas inscrições para os interessados em participar da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

13 de maio de 2022 12:41

Por: Rose Campos


A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), está com matrículas abertas para a modalidade de ensino EJA – Educação de Jovens e Adultos.

A Educação de Jovens e Adultos, de acordo com a Lei 9.394/96, é uma modalidade da Educação Básica, nas etapas do Ensino Fundamental e Médio, representando uma ação que visa reparar uma dívida social perante aqueles que não tiveram acesso às etapas iniciais do ensino e, portanto, não alcançaram domínio das habilidades de escrita e leitura, no tempo adequado.

Pelo Município, é ofertado o Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e os interessados em concluir essa etapa da Educação Básica podem procurar uma das escolas municipais que disponham dessa modalidade de ensino, portando um documento com foto e comprovante de residência, atualizado em até, no máximo, três meses. A matrícula fica aberta durante todo o ano letivo, no entanto, quanto mais rapidamente os interessados procurarem a escola, maiores as chances de aproveitamento.

Para mais informações, basta entrar em contato com a Secretaria da Educação, pelo telefone: (15) 3228-9522.

Experiência diferenciada

A rede municipal de ensino de Sorocaba conta, ainda, com uma sala de aula da EJA diferente da convencional. Em 2021, a Sedu foi procurada por uma empresa da área de construção civil, com a proposta de formação de uma parceria para que um curso de alfabetização pudesse ser oferecido a uma parte dos trabalhadores do empreendimento.

Após uma visita ao local, foi autorizada a abertura de uma sala dentro do próprio canteiro de obras, vinculada à E.M. “Milton Leite”. As aulas são oferecidas no local onde funciona, durante o dia, o refeitório da obra. Após o expediente, o espaço passa a funcionar como uma sala de aula. E, por ser no mesmo local de trabalho, facilita o acesso dos funcionários.

Ainda no ano passado, houve a formatura do primeiro aluno da turma da tarde, o que estimulou, ainda mais, a busca dos demais pelo aprendizado. Atualmente, um total de 11 trabalhadores dessa obra participam das aulas da EJA.

Confira as escolas da rede municipal de ensino de Sorocaba que atendem à EJA em 2022:
E.M. “Ana Cecilia Falcato Prado Fontes, Prof.ª” – Jd. Renascer
E.M. “Ary de Oliveira Seabra, Prof.” – Cajuru do Sul
E.M. “Darlene Devasto, Prof.ª” – Jd. Atílio Silvano
E.M. “Inês Rodrigues Cesarotti, Prof.ª” – Pq. Vitória Régia
E.M. “Irineu Leister, Prof.” – Jd. Ipiranga
E.M. “Léa Edy Alonso Saliba, Prof.ª” – Lopes de Oliveira
E.M. “Maria de Lourdes A. de Moraes, Prof.ª” – Jd. Santa Lúcia
E.M. “Maria Ignez Figueiredo Deluno, Prof.ª” – Vila Mineirão
E.M. “Milton Leite de Oliveira, Dr.” – Brigadeiro Tobias
E.M. “Renice Seraphim, Prof.ª” – Vila Angélica


Saiba mais