Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Estudantes da “Matheus Maylasky” realizam releitura de obras do pintor Kobra

21 de julho de 2021 16:02

Por: Bruno Rodrigues


O projeto “Eduardo Kobra – Escola Municipal Matheus Maylasky” levou os estudantes das turmas dos 5ºs anos A, B e C da E.M. “Matheus Maylasky” a vivenciarem uma grande experiência sobre o renomado pintor brasileiro Eduardo Kobra.

As professoras Alice Kerche, Luciana Kerche e Valéria Russo, em parceria com a gestão da unidade, composta pelo diretor, Roberto Martinez, e a vice-diretora, Francine Menna, buscavam estratégias para inserir a Arte de Rua em suas aulas, durante reunião de planejamento pedagógico. “Para apresentar essa manifestação artística aos alunos, foi escolhido o trabalho do artista Eduardo Kobra, famoso muralista brasileiro, reconhecido mundialmente como um expoente do estilo”, conta a professora Luciana.

Algumas das releituras feitas pelos alunos foram referentes à arte exposta em um painel em uma das paredes do Colégio Ser, que fica no Alto da Boa Vista, em Sorocaba. A pintura exibe um menino subindo as escadas em busca de um livro, representando seu interesse por educação e cultura. Para conferir as releituras produzidas pelos estudantes, basta acessar o link: https://sway.office.com/DeVXBDw2um6D6JBV?ref=Link

Com o intuito de auxiliar no planejamento e na execução do trabalho, que teve início em abril, foi estabelecida uma parceira com os residentes do Programa de Residência Pedagógica da UFscar, sob a mentoria voluntária da professora Maísa Martins e de Luciana Kerche, que é a atual preceptora do programa.

Os residentes trabalharam no desenvolvimento da sequência de aulas que foram disponibilizadas aos alunos, na modalidade remota de ensino, bem como na adequação para alunos sem acesso aos meios tecnológicos ou com necessidade de adaptações curriculares.

Ao todo, foram quatro aulas realizadas por meio de formulários do Google, envolvendo imagens das obras, sites para pesquisas, entrevistas, vídeos, notícias, reportagens, entre outros. A última atividade, que faz parte das Atividades Não Presenciais (ANPs), foi postada no dia 28 de maio, na plataforma Classroom.

“Dentre os conteúdos explorados nessas aulas, estavam informações sobre a vida e a obra do muralista, a história da Arte de Rua, o impacto dessa modalidade artística na sociedade e assuntos abordados nas obras, inclusive temas atuais, como a Covid-19”, destaca a professora Kerche.

Os estudantes também puderam tratar acerca das mensagens de crítica e reflexão a respeito das mazelas sociais exploradas nos trabalhos de Eduardo Kobra, além da sua leitura de momentos e personalidades relevantes na história da humanidade.

Outro ponto importante foi a participação dos pais, que foram envolvidos em todo processo, já que o modelo de ensino adotado durante a pandemia requer o acompanhamento das famílias, tratando-se de estudantes menores de idade. “O feedback dos alunos, assim como dos pais e responsáveis, foi emocionante. Eles sentiram-se inspirados pelo artista e muitos se mostraram encantados com as suas obras”, conclui a professora Kerche.


Saiba mais