Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Etapa Municipal da IV Conferência Nacional da Educação é concluída com indicação de delegados locais

28 de abril de 2022 12:57

Por: Rose Campos


A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), em parceria com o Conselho Municipal de Educação de Sorocaba (CMESO), realizou, nas últimas terça-feira e quarta-feira (26 e 27), na E.M. “Getúlio Vargas”, a IV Conferência Nacional de Educação (Conae) – Etapa Municipal, que, neste ano, tratou do tema “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”.

A conferência acontece em diferentes etapas complementares, nas esferas municipal, estadual e nacional. As deliberações no âmbito municipal são de extrema relevância, pois permitem definir estratégias e prioridades para a área da Educação, que deverão ser colocadas em prática por meio de políticas públicas alinhadas ao Plano Nacional de Educação (PNE).

Antes de iniciarem os trabalhos do encontro, no primeiro dia, foi realizada uma apresentação cultural da Cia. Contandinho, que é formada pela dupla de professoras e contadoras de histórias Soraia Uno e Leila Chinelatto. Na sequência, formaram a mesa de honra o secretário da Educação, Marcio Carrara, a vereadora Iara Bernardi e a presidente do CMESO, Ana Paula Brito.

“Temos a proposta de avaliar os avanços e propor formas de superar os desafios para as políticas públicas educacionais e, ainda, promover o engajamento da população na elaboração e aprovação do PNE, referente ao período de 2024 a 2034. É desta Etapa Municipal que resultará o conjunto de propostas que será discutido, em breve, na Etapa Regional. A Conae é esse espaço democrático para discussões e para refletir sobre os principais temas educacionais. Por isso, tão importante que todos participem”, ressaltou o secretário Marcio Carrara.

A vereadora Iara Bernerdi, por sua vez, destacou o fato de esta ser uma relevante preparação para a Etapa Nacional. “Tanto a Constituição de 1988, que estabelece o direito de acesso à educação para todos, bem como instrumentos de financiamento para pôr em prática políticas públicas importantes, como o Fundeb, são coisas relativamente novas e que requerem nossa atenção constante. Este é um espaço para definirmos metas e lutarmos pelo seu cumprimento”, frisou.

“Quando falamos nos três eixos principais de discussão: inclusão, equidade e qualidade, sabemos que, para garantir essas condições na educação, é necessário investimento. Nosso diálogo, nesse evento, deve definir quais são as prioridades na aplicação dessas políticas públicas”, concluiu Ana Paula Brito, presidente do CMESO.

A Conae é realizada a cada quatro anos e representa um espaço democrático, aberto e articulado entre o Poder Público e a sociedade, para promover o desenvolvimento da educação nacional.
Para debater os subtemas de cada eixo temático, foram criadas Comissões, que se reuniram em diferentes salas. As discussões prosseguiram no segundo dia do evento, quando, então, as propostas definidas em cada grupo foram apresentadas na plenária, finalizando o encontro municipal. Não houve necessidade de votação.

Ao final dos trabalhos da conferência, ficaram definidos os nomes dos educadores que representarão Sorocaba como delegados na próxima Etapa Regional: André Barros, Michele Loriano, Ângela Costa, Rosana Oliveira Rocha, Victor Ângelo Falasca, Luciana Bálsamo, Adriano Ribeiro, José Edson de Oliveira, Selma Aparecida Pinto e Joeice Machado.

Fotos: Michelle Alves – Secom

 


Saiba mais