“Etnia Kuikuro e as aves do Xingu” é tema do encontro do Coaves Kids no Jardim Botânico de Sorocaba neste sábado (16)

11 de março de 2024 15:14

Por: Mariana Campos


Neste sábado (16), das 8h às 11h30, crianças de seis anos ou mais poderão participar do encontro gratuito do Coaves Kids (Clube Infantil de Observadores de Aves), no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, localizado no Jardim Dois Corações. Desta vez, o tema será “Etnia Kuikuro e as aves do Xingu”.

Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), e o Clube de Observadores de Aves (Coaves), o encontro do Coaves Kids faz parte da programação especial de aniversário de 10 anos do Jardim Botânico, celebrado no dia 15 de março.

A ação educativa tem como objetivo reunir as crianças que gostam de aves, têm interesse em procurá-las, observá-las, ouvi-las e conhecer mais sobre as características das espécies, suas curiosidades e seu papel ecológico.

Na ocasião, as crianças farão a “passarinhada” pelas trilhas do Jardim Botânico. A ideia é oferecer a elas um pouco da experiência que o indígena tem na floresta e a sua conexão com a natureza, observando, por meio dos sentidos, os elementos naturais, seja pela audição e também observando os vestígios das aves, como penas, fezes, ninhos ou rastros. A ideia é, ainda, traçar um paralelo, mostrando que algumas aves que temos hoje em Sorocaba, cidade que possui uma vegetação de transição entre Cerrado e Mata Atlântica, são as mesmas que ocorrem no Parque Nacional do Xingu, que tem o bioma do Cerrado.

Os participantes também terão a oportunidade de conhecer a exposição “O legado dos irmãos Villas-Bôas e da etnia Kuikuro”, com peças originais do acervo da Toca da Raposa. Lá, eles poderão conferir vários elementos da cultura indígena dos Kuikuro, utilizados na rotina diária, seja na preparação e na coleta da comida, rituais, danças, ornamentos e peças decorativas.

Segundo informações da Sema, o ideal é que as crianças vistam roupas discretas (em tons neutros, para não “espantar” as aves com cores fortes) e confortáveis, além de usar sapato fechado ou tênis, boné, protetor solar e repelente. Os participantes também podem levar uma garrafinha de água e um lanche para o piquenique.

Crianças que desejam participar do Coaves Kids, pela primeira vez, poderão se inscrever no dia da atividade, com preenchimento da ficha cadastral. O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” está localizado na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações. Mais informações sobre o Coaves Kids podem ser obtidas pelo WhatsApp: (15) 99179-2547.


Saiba mais