Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Exposição “Linguagem Urbana” será atração gratuita no Pátio Cianê Shopping

8 de julho de 2021 19:42

Por: Mariana Campos


 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), promoverá, a partir de segunda-feira (12), a exposição “Linguagem Urbana”, no Pátio Cianê Shopping. A mostra cultural será instalada no andar superior do shopping, próximo à escada rolante que dá acesso ao segundo pavilhão, com entrada gratuita.

Promovida com apoio do Pátio Cianê Shopping, a exposição tem como objetivo levar a arte urbana para mais perto da população sorocabana. No local, o público poderá conferir 18 obras de três artistas visuais sorocabanos: Francisco Antonio Chanes, Michel Japs e Will Ferreira.

Chanes participa de exposições e Salões de Arte desde a década de 80, além de todas as edições do Projeto Terra Rasgada, e conquistou prêmios importantes, como a Medalha de Ouro no Salão de Cerquilho e o Mapa Cultural Paulista. Atualmente, pesquisa a linguagem urbana, com aprimoramento da técnica do Estêncil. Também é idealizador do Projeto Sorocleta, um ateliê itinerante, que, por meio de uma bicicleta customizada, leva oficinas de Estêncil a várias partes da cidade.

Will Ferreira e Michel Japs trabalham juntos, desde 2014, no Fite. O trabalho dos artistas possui características originais, transmitindo mensagens e questionamentos em cada obra, desde um mural em escalas monumentais até minuciosas pinturas em tela e tinta acrílica.

Will Ferreira é autodidata e utiliza os mais variados materiais como matéria-prima para os seus trabalhos, entre esculturas, grafites, pinturas de cavalete e ilustrações, usando como tema o questionamento das relações humanas quanto ao progresso e ao meio ambiente. Entre 2011 e 2014, expôs seus trabalhos em diversos espaços da cidade, como a Biblioteca Municipal, a Fundec e o Palacete Scarpa. Também ministrou oficinas no Sesc Sorocaba, Sesc Santo André, Sesi Sorocaba e na Fundação Casa, além de prestar serviços para as prefeituras de Sorocaba, Votorantim, Jundiaí, São Roque, Campinas e São Paulo.

Já, Michel Japs iniciou seu trabalho em 2007 e tem suas raízes artísticas na arte de rua, desenvolvendo uma linguagem com a clássica caligrafia característica do grafite. Posteriormente, buscou aperfeiçoamento no curso de Design Gráfico, que deu a ele uma visão mais ampla das aplicações de sua arte. Trabalhou com criação em agências de publicidade, em paralelo com as produções de grafite. Em 2012, mudou seu estilo de trabalho, focando na produção de personagens e abstrações dos trabalhos realizados com as letras e artes gráficas.

A exposição “Linguagem Urbana” será atração de segunda a sábado, das 10h às 21h, e aos domingos, das 12h às 20h, até o dia 1 de agosto. O Pátio Cianê Shopping está localizado na Avenida Afonso Vergueiro, 823, no Centro.


Saiba mais