Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Exposição “Mundo dos Super-Heróis” tem início no Pátio Cianê Shopping na segunda-feira (17)

14 de janeiro de 2022 11:41

Por: Mariana Campos


A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), realizará, a partir de segunda-feira (17), a exposição “Mundo dos Super-Heróis”, com 36 ilustrações do artista Edélcio Ipanema, no Pátio Cianê Shopping. A atração gratuita poderá ser vista no Bloco B do empreendimento, no Piso 1, em frente à loja Riachuelo, até o dia 6 de fevereiro.

Realizada com o apoio do shopping, a mostra cultural celebrará o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos (30 de janeiro) e tem como intuito levar a arte sempre para perto da população sorocabana e valorizar os artistas locais.

Natural de Sorocaba, Edélcio Ipanema começou seus primeiros passos no desenho com quatro anos de idade, observando os desenhos da TV e os famosos gibis da Turma da Mônica, Disney e O Fantasma. Aos 14 anos de idade, ganhou uma Bolsa de Estudos com o renomado artista plástico Jeová José dos Santos, estudando artes plásticas na antiga Casa da Cultura, posteriormente chamada Oficina Cultural Regional “Grande Otelo”.

Já realizou diversas exposições na cidade, como na Casa da Cultura, Instituto Iluminattis, Shopping Sorocaba, Palacete Scarpa e Biblioteca Municipal, além de outros municípios, como no evento Guia Oficial de Quadrinhos (São Paulo), Memorial da América Latina (São Paulo), HQ Fest (Indaiatuba), JundiComics (Jundiaí) e Comic Con Experiencie no Center Norte (São Paulo).

Em uma dessas exposições, seus trabalhos chamaram a atenção do diretor e proprietário da Academia de Artes Arroyo Art School, e ele foi convidado a ser aluno da instituição com uma bolsa de estudos integral, cursando várias disciplinas, como Caricatura, HQ, Desenho, Pintura, Desenho Arquitetônico, Ilustração e Escultura, entre 2009 e 2012. Após o término do curso, recebeu homenagens na Câmara Municipal e no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS).

Fez vários desenhos de cards de heróis e games dos anos 90. Participou também com suas artes nas revistas Game Power e Ação Games, hoje extintas. Estudou também no estúdio do desenhista Márcio Abreu, desenhista da Red Sonja, Dynamiti Comics e Zenescope, onde teve contato com o Stúdio Ed Benes, desenhista da Marvel e da DC Comics. Enviou suas artes e foi aprovado no estúdio para realizar pin-ups (arte de heróis para colecionadores) do mundo todo. “Hoje trabalho por conta própria, realizando arte para colecionadores e ilustrando livros infantis, acreditando que a arte pode mudar as pessoas e também o mundo”, conta Edélcio Ipanema.

A exposição “Mundo dos Super-Heróis” poderá ser conferida de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 12h às 20h, até o dia 6 de fevereiro. O Pátio Cianê Shopping está localizado na Avenida Afonso Vergueiro, 823, no Centro, ao lado do Terminal Santo Antônio.

 


Saiba mais