Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Feira Crespa é atração no Parque das Águas neste sábado (20)

19 de novembro de 2021 13:57

Por: Mariana Campos


Para celebrar o Dia da Consciência Negra (20 de novembro), que faz alusão à morte de Zumbi, líder da revolução do Quilombo dos Palmares, marco da luta pelos direitos dos negros no Brasil, a Prefeitura de Sorocaba realizará, neste sábado (20), das 14h às 22h, a já tradicional Feira Crespa, no Parque das Águas, no Jardim Abaeté.


Organizada pela Secretaria da Cidadania (Secid), por meio da Coordenadoria da Igualdade Racial, e pela Secretaria de Cultura (Secult), a Feira Crespa faz parte do calendário oficial de eventos do município e tem como objetivo agregar os empreendedores afrodescendentes de Sorocaba, dando visibilidade à sua arte, profissão e colaboração social, além de promover o conhecimento e a valorização da cultura negra.


A programação será recheada de atrações musicais gratuitas do Festival de Black Music “Zilá Gonzaga”, além de comidas típicas e produtos artesanais referentes às culturas africana e afrobrasileira, que serão comercializados no local. É preciso que as pessoas compareçam ao local de máscara facial protetora e façam uso de álcool em gel, em cumprimento ao protocolo sanitário de prevenção à Covid-19.


O Festival de Black Music “Zilá Gonzaga” contará com 15 atrações. São eles: DJ Preto, Black Hugo, Dinastia, Marcus Alves, Claudia Volcov e Banda, Flavinho Batucada e Banda, Spok, Sujeira Urbana, Rodrigo Cataia e Banda, Função C, Banda da Feira, X4, Semente do Samba, X da Questão e Cláudio Silva e Banda.


Já, os empreendedores participantes da Feira Crespa são: Luzi Acarajé, Cuscuz da Vó, Batataria do Boca, Ateliê Cíntia Sphere, Cactus Mania, Afromáxima, MariLeo, Box das Pretas, Mundo Negro, Madá Manuais, Vânia Bijouteria, Nossa Voz Afro, JP Lanches, Pretu’s Lanches, Ana Ruiz, Ivanilde, Mimos da Cris, Delicias da Dé, Cantinho da Vovó, Terra Ateliê, E.S. Planeta Negro, Sebo Jonas, Espetinho do Cle, Elza, Queiroga Uniformes e Cova Rasa.


Na mesma data, às 8h30, a população também é convidada a participar de um Ato Ecumênico, na Capela de João de Camargo, que fica na Av. Barão de Tatuí, 1.083, no Campolim, organizado pelo Centro Cultural Quilombinho. Logo após o ato religioso, os participantes também podem integrar a Marcha Preta, que seguirá a pé da Capela até a Praça Frei Baraúna. A Marcha, por sua vez, é organizada por vários movimentos sociais, que participam das atividades referentes à data.


Mais informações podem ser obtidas junto à Coordenadoria da Igualdade Racial da Secid, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3212-6912.


Saiba mais