Firmado acordo de cooperação técnica entre Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Parque Tecnológico e Prefeitura de Sorocaba
Foi publicado, nesta quarta-feira (12), no Diário Oficial da União, o acordo de cooperação técnica firmado entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), do Governo Federal, e o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), da Prefeitura de Sorocaba.
O objetivo desse acordo é permitir a execução de atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, além da absorção e transferência de tecnologia e atividades correlatas, tais como a formação e o treinamento de recursos humanos e o aprimoramento de processos produtivos, na região de Sorocaba, a partir da criação do Centro de Excelência em Tecnologia 4.0 (CET 4.0). Trata-se do primeiro do Brasil dentro do conceito de hélice quíntupla, com apoio do MCTI, da Prefeitura de Sorocaba e com a participação de indústrias, universidades, escolas técnicas, entidades e organizações de toda a região, em especial o Parque Tecnológico.
A assinatura do acordo foi feita durante a visita do ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, a Sorocaba, no último dia 30 de abril, tendo também como signatários o prefeito Rodrigo Manga e o presidente do PTS, Nelson Cancellara.
O PTS também realizou uma reunião on-line de apresentação para as empresas âncoras do Projeto de Implantação da Tecnologia 4.0, que está capitaneando. Em um primeiro momento, estão previstas seis empresas âncoras, que indicaram fornecedores para receber o upgrade sobre essa cultura de inovação em tecnologia 4.0.
A criação do CET 4.0 propiciará o desenvolvimento de uma metodologia própria e inédita, que será posteriormente replicada em todo o país.
“O que esse plano tem de inovador, aqui em Sorocaba, é que a aplicação das inovações desenvolvidas não vai se limitar às grandes empresas. A ideia é replicar as inovações a empresas menores, principalmente aquelas que formam a cadeia de fornecedores das grandes empresas”, ressalta o prefeito Rodrigo Manga.
“Esse Centro de Excelência em Tecnologia 4.0 vai proporcionar mais competitividade, agilidade e redução dos custos de produção para as empresas. Além disso, será possível capacitar pessoas, professores e alunos, sendo que todo esse conhecimento trará para nossa cidade um grande ganho”, conclui o presidente do PTS.
Saiba mais
22 de setembro de 2023 11:45
22 de setembro de 2023 9:04
28 de agosto de 2023 11:55
28 de agosto de 2023 11:51
28 de agosto de 2023 11:48