Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

GCM aciona equipes extras para coibir “pancadões” na madrugada desta segunda (22)

22 de novembro de 2021 11:37

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)


 

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba precisou acionar efetivo extra, que estava de plantão, para coibir “pancadões” nos bairros Parque Paineiras e Parque Vitória Régia, Zona Norte da cidade, na madrugada desta segunda-feira (22). A iniciativa fez parte da “Operação Saturação”, que teve início às 18h de domingo (21) e avançou até as 6h desta segunda-feira (22), como forma evitar a ocorrência de eventos clandestinos em áreas públicas.

Inicialmente, a ação contou com a mobilização de quatro GCMs, em duas viaturas, atuando nesses dois bairros, números que aumentaram para três viaturas e sete GCMs, a partir da 0h desta segunda-feira.

Porém, houve ainda a necessidade de acionar mais cinco viaturas para se deslocarem ao Parque Paineiras, onde cerca de 500 pessoas com som alto impediam o fluxo normal de trânsito por via do bairro.

No local, houve a desobstrução da via, onde foram constatados também motociclistas fazendo manobras perigosas e proibidas, além de pessoas consumindo bebidas alcoólicas e promovendo desordens nas ruas. “Em certos momentos, a via pública ficou tomada por pessoas e veículos, sendo necessária a intervenção. Uma grande quantidade de garrafas de bebidas alcoólicas estava espalhada pela via e calçadas e foram recolhidas”, destacou o secretário de Segurança Urbana (Sesu), Coronel Vitor Gusmão.

A GCM igualmente atendeu solicitação de perturbação de sossego, às 2h07, no Parque Vitória Régia, onde um estabelecimento funcionava com meia porta aberta. Veículos estavam parados sobre a calçada e com sol alto e a situação foi normalizada após a chegada dos guardas.

Durante esta última “Operação Saturação”, ao todo, 54 veículos foram autuados, devido a irregularidades. “A GCM tem atuado nessas regiões aos fins de semana e feriados, enquanto as mesmas ações preventivas contra eventos clandestinos também são realizadas em outros pontos da cidade, sob os cuidados da Polícia Militar”, complementou o secretário da Sesu.

A GCM ainda realizou, durante o plantão noturno, patrulhamento preventivo nos arredores de próprios municipais, para garantir a segurança da população e do patrimônio público. A população pode sempre colaborar com a Sesu, em caso de perturbação do sossego, eventos clandestinos ou outras irregularidades, informando os órgãos de segurança pelos telefones 153 (GCM) e 190 (PM).

 


Saiba mais