Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Grupo Força Jovem Universal conhece o importante trabalho desenvolvido pela Defesa Civil de Sorocaba

22 de janeiro de 2022 15:48

Por: Mariana Campos


A Defesa Civil de Sorocaba recebeu a visita, neste sábado (22), de 12 integrantes do grupo Força Jovem Universal, na sede da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), no Jardim Ana Maria. O objetivo do encontro foi promover a aproximação da população com o órgão de defesa e proteção da vida e do patrimônio.

“Dando continuidade às diretrizes do governo Rodrigo Manga, que busca a aproximação cada vez maior da população com o Governo, sempre com o propósito de melhorias para o bem comum, propusemos a organização de encontros, como esse, entre entidades, grupos de voluntários e membros da comunidade sorocabana com a equipe da Defesa Civil”, explica o secretário da Sesu, Cel. Vitor Gusmão.

Na visita, eles tiveram a oportunidade de conhecer a sede da Sesu e conhecer detalhes sobre o trabalho desenvolvido pela secretaria municipal e, em formato de bate-papo, trocaram informações sobre a atuação do grupo de jovens e os atendimentos realizados pela Defesa Civil.

O coordenador da Defesa Civil de Sorocaba, Davi Dutra, e a agente Cássia Dutra conversaram com os jovens sobre as ações desenvolvidas pelos Núcleos de Voluntários da Defesa Civil (Nudecs), mapeamento de risco, monitoramento climático por equipamentos tecnológicos, entre outros.

A Defesa Civil tem a finalidade de coordenar as ações preventivas, de socorro, assistenciais e recuperativas, destinadas a prevenir consequências de eventos desastrosos e a socorrer as populações das áreas atingidas por esses eventos.

Trata-se de um trabalho de mitigação, preparação, resposta, recuperação e prevenção de desastres e redução de riscos em toda a cidade, contando também com o apoio de moradores, forças de segurança, secretarias municipais, ONGs, CPFL Piratininga, Saae/Sorocaba, Cetesb e a iniciativa privada.

“É muito importante que a população conheça as circunstâncias e os eventos fortuitos a que todos estão submetidos e, na iminência de ocorrer uma situação de crise, saiba o que fazer para evitar e previnir”, finaliza o secretário Gusmão.

 

Como acionar a Defesa Civil?

Telefone: 199

e-mail: defesacivil@sorocaba.sp.gov.br

Endereço: Rua Castanho Taques, 100, Jardim Ana Maria, Sorocaba/SP


Saiba mais