Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

“HumanizAção” acolhe 34 pessoas em situação de rua e maioria já busca espontaneamente atendimento social

19 de outubro de 2021 11:23

Por: Rose Campos


O programa “HumanizAção”, que atua no município desde janeiro de 2021, caracteriza-se pela busca ativa de pessoas em situação de rua para a oferta de acolhimento noturno, de vários serviços essenciais e novas perspectivas de vida.

E, atualmente, são muitos os que já buscam espontaneamente esse atendimento especializado, assim como foi registrado na noite desta segunda-feira (18), quando 27 das 34 pessoas encaminhadas ao Serviço de Obras Sociais (SOS) buscaram, por vontade própria, o Centro de Triagem, onde é feita a identificação dessas pessoas e de suas necessidades mais urgentes, bem como é oferecida refeição completa, entre outros serviços ao alcance da municipalidade.

O programa “HumanizAção” também percorreu pontos no Centro, como a Praça Cel. Fernando Prestes, a Praça Frei Baraúna e a Rodoviária, onde mais sete pessoas também aceitaram o acolhimento social.

No SOS, onde as pessoas acolhidas são atendidas, há a oferta de: refeição completa, banho quente, roupas e toalhas limpas e pernoite. Nos casos em que há a possibilidade e o desejo da pessoa, também se busca o contato com a família de origem, além da possibilidade de reinserção no mercado de trabalho.

Fazem parte das equipes de abordagem social profissionais da Controladoria Geral do Município, da Secretaria da Cidadania (Secid) e do SOS, com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e Urbes – Trânsito e Transportes. Nesta segunda-feira, também o secretário da Cidadania, Clayton Lustosa, participou das ações do “HumanizAção”. “Nosso maior empenho é sempre identificar as formas de prestar auxílio às pessoas atendidas, além de proporcionar um olhar humanizado para cada uma, buscando sua reinserção à sociedade”, afirmou.

Veja como ajudar
Quem tiver interesse em contribuir com esse importante trabalho social pode informar os locais onde haja pessoas em situação de rua necessitando de auxílio, pelos telefones: (15) 3229-0777 (SOS), 153 (GCM) e (15) 3212-6900 (Secid).

Além disso, é possível também doar alimentos não perecíveis, entrando em contato com o Fundo Social de Solidariedade, pelo telefone: (15) 3238-2503.

Fotos: GCM/Divulgação

 


Saiba mais