Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Membros do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação visitam CIEBP Sorocaba para novas ideiasna implantação de Salas Maker em escolas municipais

20 de maio de 2022 13:52

Por: Luís Gustavo Adabro


Os membros do grupo de capacitação do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), acompanhados de gestores da Secretaria da Educação (Sedu) e voluntários do projeto, realizaram, no início do mês, uma visita ao Centro de Inovação da Educação Básica Paulista (CIEBP) Sorocaba. O encontro teve como objetivo proporcionar novas ideias para a implantação de Salas Maker em 38 escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino.

Recebidos pelo Coordenador do CIEBP Sorocaba, Celso Roberto Stigliani, os envolvidos tiveram a oportunidade de conhecer e entender a proposta dos espaços do Centro de Inovação, preparados para atividades de experimentação, com o uso de computadores, programação, robótica, jogos digitais, pesquisa e ideação de projetos, além de Sala Maker de criatividade visual, prototipagem, fabricação digital, hub educacional, mais um pequeno estúdio do Centro de Mídias de São Paulo (CMSP), para gravação e locução.

“O CIEBP Sorocaba é um importante polo educativo na área de inovação, tanto na oferta de experiências com tecnologias, como no estímulo à criatividade dos nossos estudantes”, comentou a gestora de Desenvolvimento Educacional da Sedu, professora Helana Ferraz.

A Sala Maker a ser implantada nas escolas da Rede Municipal de Sorocaba consiste na criação de espaços educacionais, voltados ao desenvolvimento de projetos que atuem com criatividade, ciência e inovação. A partir da cultura do “faça você mesmo”, os estudantes, ao lado dos profissionais da Educação, poderão experimentar esses espaços de criação de projetos.

“A visita ao CIEBP teve como objetivo conhecer e integrar os diferentes projetos sobre educação, inovação e tecnologia presentes na cidade, fazendo um paralelo com as ações conjuntas em andamento entre a Secretaria da Educação e o CMCTI, como desenvolver os espaços maker nas escolas e difundir conhecimento sobre o tema”, explica o gestor de Desenvolvimento Administrativo, professor Paulo Bruno Pistili Rodrigues. “O mesmo acontece com a estruturação do projeto Conect@, que conta com uma integração com o Fab Lab, do Parque Tecnológico, e os demais espaços de criatividade das universidades e instituições de ensino de Sorocaba”, completa.

Também participaram da reunião o professor da Faculdade de Tecnologia de Sorocaba (Fatec), Nelson Rampin Filho; o coordenador dos cursos de Mestrado e Doutorado Profissional da Universidade de Sorocaba (Uniso), professor Daniel Bertoli; professor Flávio Mania (IFSP-Itapetininga) e o diretor-adjunto da Associação Comercial de Sorocaba (ACSO), Samuel Justi.


Saiba mais