Agência Sorocaba de Notícias

SECOM

Início da pavimentação da Rua Augusto Lippel dá pontapé inicial no programa “Sorocaba Tem Pressa”

14 de agosto de 2021 14:09

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)


 

A Prefeitura de Sorocaba anunciou, em ato oficial realizado na manhã deste sábado (14), o início das obras de pavimentação da Rua Augusto Lippel, no bairro Campolim, na Zona Sul da cidade, uma reivindicação antiga dos moradores da região. Trata-se de a primeira ação do programa “Sorocaba Tem Pressa”, criado para conferir agilidade às obras de mobilidade urbana por toda a cidade, cujo lançamento também ocorreu na ocasião. O evento fez parte da programação oficial de Aniversário de 367 anos de Sorocaba, celebrado no dia 15 de agosto.

A melhoria vai contemplar, em um primeiro momento, o trecho entre a Avenida Professora Izoraida Marques Perez e a Rua Amalia Ayala Perez, onde serão feitos também serviços de drenagem e calçamento. Não haverá custo algum para o município, pois a obra é fruto de uma parceria com a Construtora Planeta, como medida mitigadora para compensar os empreendimentos realizados pela empresa no município. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em até seis meses.

“É momento de fazer com que muitas obras ocorram da forma mais ágil possível em nossa cidade. É assim que vamos prosseguir com nossos trabalhos, começando por essa grande melhoria aqui, na Zona Sul de Sorocaba, uma solicitação antiga dos moradores, tendo a iniciativa privada sempre como importante parceira do Poder Público”, destacou o prefeito Rodrigo Manga.
No ato, o prefeito esteve acompanhado do presidente da Câmara Municipal, Cláudio Sorocaba; dos vereadores Vinicius Aith e Cícero João; dos secretários municipais Darwin de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras); Luiz Henrique Galvão (Relações Institucionais e Metropolitanas); Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico); Marcio Carrara (Educação); Paulo Henrique Marcelo (Planejamento); Fausto Bossolo (Administração); Antonio Prieto (Meio Ambiente e Sustentabilidade); Fernanda Burattini (Comunicação), além do diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae/Sorocaba), Ronald Pereira da Silva; do chefe de Gabinete André Moron; da coordenadora do Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (Cadi), Jessica Pedrosa; do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; e do diretor-presidente da Construtora Planeta, Ricardo Guimarães. Também prestigiaram o evento Clóvis Alberto e Jorge Latuf Filho, representando, respectivamente, os deputados estaduais Maria Lúcia Amary e Danilo Balas.

A obra

A pavimentação do trecho inicial da Rua Augusto Lippel terá um investimento aproximado de R$ 2,7 milhões por parte da Construtora Planeta. “É uma união de forças, que resultará na construção de 650 metros de galerias de drenagem, 4,5 mil m² de pavimento, 1.300 metros de guias e 2 mil m² de calçadas”, descreveu o secretário de Serviços Públicos e Obras, Darwin de Almeida Rosa.

Já, o secretário de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico, Carlos Eduardo Paschoini, destacou que a obra é fundamental para melhorar a fluidez do trânsito nessa região do Campolim. “Aqui, na Rua Augusto Lippel, surgiram muitos condomínios e o sistema viário não acompanhou esse crescimento, sofrendo o impacto do aumento do número de veículos. Intervenções, como essa, são fundamentais e vamos continuar criando interligações para o escoamento do trânsito, nesta e em outras regiões da cidade”, complementou.
O Saae/Sorocaba está responsável pelo remanejamento de 600 metros de redes de esgoto e 1.200 metros de redes de água, que hoje estão instaladas na Rua Augusto Lippel. Os trabalhos já começaram. “Essas ações são necessárias, neste momento, prevendo futuras instalações de imóveis na região, já que nessa obra as redes estarão sendo reforçadas nas suas dimensões”, explicou o diretor-geral da autarquia, Ronald Pereira da Silva.

“Há muitos anos, estamos tentando viabilizar essa obra e, agora, isso está se tornando uma realidade. A Prefeitura não podia ter escolhido título melhor para esse novo programa, pois ‘Sorocaba Tem Pressa’, sim, pelo desenvolvimento. E pode contar conosco para isso! Fazemos questão de estarmos envolvidos nas ações sociais, ambientais e de desenvolvimento econômico para a nossa cidade”, apontou o diretor-presidente da Construtora Planeta, Ricardo Guimarães.

 


Saiba mais