Jundiaí conhece estrutura e mecanismos de controladoria e fiscalização do terceiro setor da Prefeitura de Sorocaba

31 de janeiro de 2024 14:57

Por: Michelle Priscila Alves


Fotos: Michelle Alves

Nesta terça-feira (30), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Controladoria-Geral do Município (CGM), recebeu, no quarto andar do Paço Municipal, a visita da equipe da Controladoria-Geral da Prefeitura de Jundiaí, que buscou a cidade como referência de estrutura e mecanismos de controladoria e fiscalização do terceiro setor.

 

Os servidores de Jundiaí também conheceram como é feita a execução de convênios e parcerias com as entidades assistenciais, pela Secretaria da Cidadania (Secid), e fiscalizados pela CGM.

 

“Sempre ficamos muito satisfeitos com este reconhecimento, por Sorocaba ser referência de controladoria e fiscalização. Esta troca de experiências entre os municípios nos mostra como os desafios em cumprir as diretrizes de órgãos de controle externo, como o Tribunal de Contas de São Paulo, são preocupações de ambas as prefeituras. Nos comprometemos em visitá-los, em Jundiaí, para continuar essa troca e aperfeiçoar, continuamente, os sistemas de controladoria”, explica o controlador-geral do Município de Sorocaba, Carlos Alberto de Lima Rocco Junior.

 

“Há dois anos, demos início à digitalização dos processos de prestação de contas, e agora, Jundiaí está começando a dar os mesmos passos neste tipo de modernização, nos buscando como referência, não apenas na gestão transparente do terceiro setor, mas em todo tipo de melhoria que possa ser implantada, enriquecendo os dois lados”, enfatiza o auditor-geral do Município de Sorocaba, Leonardo Domingues Nascimento.

 

Também esteve presente no encontro o chefe da Seção de Convênios e Parcerias, da Secretaria da Cidadania de Sorocaba, Matheus de Oliveira Lima. Já representando Jundiaí, participaram da visita o controlador-geral de Jundiaí, Alexandre Hisao Akira; o diretor de Convênios e Parcerias (Unidade de Gestão da Casa Civil), Tales Calegari; Adriana Baldasso Picciano, representando a Unidade de Gestão Assistencial e Desenvolvimento Social; Elaine Cristina, representando a Divisão de Prestação de Contas (Saúde); o chefe da seção de Parcerias do Terceiro Setor (Educação), Bruno Thomas dos Santos; e o consultor Eduardo Matsuda.


Saiba mais