Lisoboxe realiza graduação dos alunos do projeto “Boxe: Uma luz para o futuro” no Centro Esportivo “Dr. Pitico” neste domingo (25)

24 de setembro de 2022 7:50

Por: Mariana Campos

A Liga Sorocabana de Boxe e Artes Marciais (Lisoboxe), com o apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav), realiza, neste domingo (25), às 9h, a graduação dos alunos do projeto “Boxe: Uma luz para o futuro”, no Centro Esportivo “Dr. Artidoro Mascarenhas”, mais conhecido como “Dr. Pitico”, localizado na Vila Angélica.
Voltado a toda a família, o evento esportivo é aberto ao público e também tem como objetivo proporcionar aos alunos da Lisoboxe e aos demais moradores um dia prazeroso de práticas esportivas para todas as idades. A graduação também promove a integração entre alunos de diversos núcleos, como uma grande confraternização.
A cerimônia é uma atividade de avaliação dos alunos da Lisoboxe, que seguem a metodologia utilizada pela Liga, com o objetivo de analisar o processo de ensino e aprendizagem do Boxe e o impacto da modalidade na vida dos praticantes. Os jovens que atingirem as notas necessárias são promovidos a uma nova graduação correspondente ao seu respectivo nível e recebem um certificado.
Essa metodologia é utilizada pela Lisoboxe desde 2004, sob a responsabilidade do Professor Vladimir Juliano de Godoi, e tem origem nas Ciências do Esporte, com base sempre atualizada na Pedagogia do Esporte e das Lutas.
“Boxe: Uma luz para o futuro” tem como objetivo resgatar a cidadania de crianças e adolescentes, de 7 a 17 anos, em situação de vulnerabilidade social, utilizando o boxe como ferramenta para o desenvolvimento de valores morais e virtudes do cidadão, além de promover o desenvolvimento cognitivo, motor e hábitos saudáveis de vida. A média de atendimento é de 300 alunos, por ano.
Os seis núcleos do projeto social em Sorocaba são: Centro Esportivo “Francisco Lisboa” (Maria Eugênia), Centro Esportivo “Joaquim Martins” (Brigadeiro Tobias), Centro Esportivo “Padre Pieroni” (Jardim Simus), Centro Esportivo “Jornalista Armando Bacelli” (Vila Gabriel), Centro Esportivo “Dr. Artidoro Mascarenhas” – Dr. Pitico (Vila Angélica), Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) “Prof. Flávio Vespasiano Di Giorgi” (Parque das Laranjeiras) e Ginásio de Esportes “Prof. Edson Antão de Souza” (Jardim Nilton Torres). Os dias, horários e locais das aulas podem ser conferidos no site da Sequav: https://esporte.sorocaba.sp.gov.br/destaques/centros-esportivos/.
O Centro Esportivo “Dr. Pitico” está localizado na Rua Anselmo Rolim, na Vila Angélica, e funciona de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 21h, e aos sábados e domingos, das 8h às 18h.